Topo

Cientistas criam tecnologia para se deslocar pelas paredes como o Homem-Aranha

Em Londres

18/11/2014 23h00

Um grupo de cientistas testou com sucesso um sistema de adesão a superfícies baseado nas propriedades dos lagartos que permite deslocar-se por paredes verticais, informou nesta quarta-feira (data local) a revista britânica "Journal of the Royal Society Interface".

Para o experimento, que aproxima os humanos do personagem de ficção Homem-Aranha, vários voluntários escalaram um vidro vertical de 3,6 metros de alturas providos apenas de acessórios aderentes em suas mãos e pés, inspirados nas extremidades do geco, um tipo de lagarto.

O sistema com o qual contam ditos acessórios emprega as mesmas forças que permitem aos lagartos deslocar-se por superfícies verticais, batizadas como forças Van der Waals em homenagem ao vencedor do prêmio Nobel de Física de 1910, o holandês Johannes van der Waals.

Essas forças eletrostáticas provocam a atração ou repulsão das moléculas, um efeito multiplicado por mil graças aos pelos minúsculos que cobrem os dedos dos gecos e lhes permitem aferrar-se às superfícies.

Os cientistas se basearam no mesmo princípio para criar acessórios providos de uma substância que gera uma força Van der Waals atrativa e que permite aderir-se ao vidro com facilidade, inclusive de maneira mais eficiente que estes pequenos lagartos.

"Com este sistema, e com apenas 140 centímetros quadrados deste elemento em suas extremidades, uma pessoa de 70 quilos pode subir uma parede vertical de vidro de 3,6 metros", declarou o responsável pela pesquisa, Elliot Hawkes, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

O sistema de adesão faz com que o peso se distribua de maneira uniforme, segundo explicou Hawkes no artigo publicado na revista científica.

"Realizamos centenas de testes individuais com este sistema sem registrar nenhuma falha", garantiu o cientista americano.

Os autores destacam na pesquisa que uma das possíveis aplicações do sistema é ajudar os astronautas a movimentar-se em condições sem gravidade.