Topo

Nasa adia para sexta-feira lançamento de cápsula para Estação Espacial

Nasa/Reuters
Imagem: Nasa/Reuters

Em Washington

16/12/2014 17h09

A Nasa adiou para a sexta-feira (19) o lançamento de uma cápsula espacial projetada para abastecer a Estação Espacial Internacional (ISS), de modo a ter mais tempo para garantir o sucesso da operação.

O voo estava inicialmente previsto para esta terça-feira, às 15h (de Brasília), mas a Nasa decidiu atrasá-lo com o objetivo de "ter tempo extra para garantir que fez todo o possível para preparar um lançamento bem-sucedido", segundo um comunicado divulgado pela Agência Espacial dos Estados Unidos.

A próxima tentativa de lançamento do centro de Cabo Canaveral, na Flórida, será na sexta-feira, antes das 16h20 (horário de Brasília).

A decisão ocorre pouco depois de dois acidentes da indústria espacial privada. Em outubro, o foguete Antares, da Orbital Sciences, explodiu pouco após decolar com duas toneladas de carga rumo ao complexo espacial e, dias mais tarde, dois pilotos morreram em um voo de testes da nave espacial SpaceShipTwo, da Virgin Galactic.

Esta é a quinta cápsula da companhia SpaceX, que assinou um contrato com a Nasa em setembro para transportar novamente astronautas à ISS com tecnologia americana, sem depender de outros países.

Estas missões simbolizam uma nova era para os EUA, que ao aposentar sua frota de naves em 2011, perdeu a capacidade para realizar viagens tripuladas em um veículo próprio e dependeu das naves russas Soyuz para enviar seus astronautas à ISS, com um custo de aproximadamente US$ 70 milhões por viagem.