Topo

Rússia realiza primeiro lançamento de seu novo foguete pesado, o Angara-A5

Vladimir Putin assiste ao primeiro lançamento de teste de seu novo foguete Angara-A5, - Alexei Druzhinin/AP
Vladimir Putin assiste ao primeiro lançamento de teste de seu novo foguete Angara-A5, Imagem: Alexei Druzhinin/AP

Em Moscou

23/12/2014 06h31

A Rússia efetuou nesta terça-feira (23) o primeiro lançamento de teste de seu novo foguete pesado, o Angara-A5, informaram fontes da base de Plesetks, no noroeste do país, citadas pelas agências russas.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acompanhou o lançamento por videoconferência e foi informado pelo ministro da Defesa, Sergei Shoygu, sobre o sucesso do teste.

O chefe do Kremlin parabenizou a indústria espacial russa e destacou que foram utilizadas as tecnologias mais avançadas no foguete Angara-A5 e que o mesmo pode colocar em órbita qualquer tipo de satélites, tanto de uso militar como científico.

Os satélites, acrescentou Putin, "servirão para o sistema de alerta para o ataque com foguetes, para a coleta de informação e para a navegação, as comunicações e retransmissões".

"Com isso fortaleceremos enormemente a segurança da Rússia", destacou Putin.

A classe de foguetes Angara, de design modular, abrange diferentes finalidades e capacidades, desde cargas úteis leves até pesadas.

O Angara-A5 é capaz de colocar em órbita uma carga de até 200 toneladas a uma altura de 200 quilômetros e de 2,8 toneladas em uma órbita geoestacionária, a 35 mil quilômetros da Terra.

O mais potente da classe, o Angara A72b, está desenhado para colocar cargas úteis de até 7,6 toneladas em órbitas geoestacionárias.

No projeto, considerado chave para o programa espacial da Rússia e realizado exclusivamente por empresas do país, foram investidos cerca de 100 bilhões de rublos até o ano passado (US$ 3 bilhões em relação à taxa de câmbio de 2013), segundo a imprensa local.