Topo

Nova York proíbe tráfego de veículos e cancela aulas por causa de tempestade

26/01/2015 17h49

Nova York, 26 jan (EFE).- As autoridades da cidade Nova York anunciaram que o tráfego de veículos estará proibido a partir da noite desta segunda-feira por causa da nevasca que irá atingir a costa leste dos Estados Unidos nas próximas horas.

A proibição começa a valer a partir das 23h locais (2h de terça-feira em Brasília) e será mantida até a tempestade passar, disse o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, em entrevista coletiva. Apenas veículos de emergência estão autorizados a circular.

Além disso, o prefeito anunciou a suspensão das aulas de amanhã, e pediu à população que retorne cedo para a casa hoje. Já os parques públicos serão fechados às 18h locais (21h em Brasília).

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, afirmou que também considera proibir o tráfego nas estradas do estado a partir do mesmo horário. A decisão final será divulgada ainda nesta segunda-feira.

"É uma tempestade séria que não deve ser tratada de forma superficial", afirmou Cuomo.

A previsão é que a nevasca atinja Nova York e outras regiões da costa leste do país na noite de hoje e se prolongue até amanhã. Milhares de voos programados para o período já foram cancelados.

De Blasio pediu que a população permaneça dentro de casa e fique o máximo possível fora das ruas da cidade.

"Vai ser uma tempestade que vai atingir (a cidade) muito rápido e muito forte. As pessoas não podem estar com a guarda baixa", afirmou o prefeito.

Os serviços meteorológicos preveem que a nevasca será uma das piores da história de Nova York. Mais de 0,5 metros de neve devem cair na cidade. Algumas previsões indicam que as ruas serão cobertas com mais de 1 metro de neve.

Também por causa da nevasca, a ONU decidiu fechar hoje sua sede em Nova York até a quarta-feira.

O fechamento pode se prolongar, dependendo das condições do tempo, informou um porta-voz da entidade. A decisão sobre a reabertura do local será tomada na noite de amanhã.

Foram canceladas ou adiadas várias atividades previstas para as próximas horas, incluindo uma cerimônia por causa do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, na Assembleia Geral, que seria realizada na terça-feira.

No entanto, o secretário-geral, Ban Ki-moon, manteve sua agenda para hoje. Ele se reunirá com o presidente de Israel, Reuven Rivlin, o ministro de Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, e a ministra de Relações Exteriores da Suécia, Margot Wallström.