Topo

Cientistas identificam regiões cerebrais que geram estratégias

20/04/2015 12h52Atualizada em 20/04/2015 13h37

Um estudo identificou as regiões do cérebro humano que geram estratégias e movimentos de ataque e defesa de uma pessoa, segundo publica nesta segunda-feira a revista "Nature".

Os cientistas descobriram que as decisões estratégicas são tomadas anteriormente à execução dos movimentos, o que aprofunda na ideia de que o ser humano elege primeiro uma estratégia e depois executa uma ação particular.

Para isso, uma equipe de pesquisadores liderada por Keiji Tanaka, do Instituto Riken Brain Science do Japão, analisou a atividade cerebral de 17 jogadores de shogi, um jogo conhecido como xadrez japonês, perante diferentes situações de uma partida.

Os pesquisadores utilizaram uma ressonância magnética para controlar a atividade cerebral dos jogadores de shogi e identificaram as regiões do cérebro humano que geram as estratégias e os movimentos de defesa e ataque do ser humano.

Concretamente, os cientistas descobriram que as estratégias de ataque se localizam na região do cérebro conhecida como crosta cingulada posterior (PCC), enquanto as estratégias de defesa se situam na crosta cingulada anterior rostral (rACC).

Além disso, a informação coletada sugere que a seleção de uma estratégia é realiza na crosta dorsolateral pré-frontal (dlPFC).

Embora no passado já haviam sido realizado vários estudos no mesmo campo de tomada de decisões, o presente distingue com clareza as estratégias geradas no cérebro.

Os pesquisadores sugerem que esta descoberta poderia proporcionar novas ideias e abrir novos caminhos para estudar qual é o procedimento que os seres humanos seguem para tomar decisões complexas.