Topo

Empresa japonesa desenvolve primeiro trem de levitação magnética de brinquedo

O trem-bala magnético japonês, Maglev, serviu de inspiração para o brinquedo - Toru Yamanaka - 11.mai.2010/AFP
O trem-bala magnético japonês, Maglev, serviu de inspiração para o brinquedo Imagem: Toru Yamanaka - 11.mai.2010/AFP

27/05/2015 15h57

Uma famosa marca de brinquedos japonesa desenvolveu o primeiro trem de levitação magnética em miniatura, que se movimenta sem tocar o trilho.

O produto, chamado "Linear liner", será lançado em setembro, segundo confirmou à Agência Efe uma porta-voz do fabricante Takara Tomy.

Trata-se de uma réplica do "L0", o modelo real de trem "Maglev" (levitação magnética) que a empresa ferroviária japonesa Central Japan Railway desenvolveu e planeja começar a operar com fins comerciais em 2027.

O "Linear liner" usa a repulsão magnética para flutuar dois milímetros acima das vias e se deslocar a uma velocidade entre 6 km/h e 7 km/h.

De acordo com a fabricante, isso equivaleria proporcionalmente à média de 500 km/h que o verdadeiro "L0", que levita a uma altura de 10 centímetros, se movimentará quando começar a funcionar.

O produto, que na verdade será voltado para colecionadores adultos, terá um preço recomendado de 37,8 mil ienes (R$ 980).

Está previsto que o "L0", que recentemente bateu o recorde mundial de velocidade de uma ferrovia ao alcançar 603 km/h em uma via de testes, comece a cobrir o percurso entre a estação de Shinagawa, ao sul de Tóquio, e a cidade de Nagoia, no centro do Japão, a partir de 2027.

O trajeto, de 286 quilômetros e que o trem bala japonês cobre atualmente em 88 minutos, será reduzido a apenas 40 minutos de viagem.