Topo

Astronautas aterrissam após 199 dias no espaço

A astronauta italiana Samantha Cristoforetti descansa logo depois de sair da nave Soyuz, perto da cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão. Ela e mais dois astronautas pousaram na região após completarem missão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) - Bill Ingalls/Nasa/AP
A astronauta italiana Samantha Cristoforetti descansa logo depois de sair da nave Soyuz, perto da cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão. Ela e mais dois astronautas pousaram na região após completarem missão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) Imagem: Bill Ingalls/Nasa/AP

11/06/2015 11h31

Os três cosmonautas da 43ª missão da Estação Espacial Internacional (ISS) que retornaram nesta quinta-feira (11) à Terra na nave "Soyuz TMA-15M" aterrissaram em um lugar de estepe do Cazaquistão, informou o Centro de Controle de Voos russo.

O módulo no qual viajavam os três cosmonautas tocou a terra sem contratempos às 16h44 de Moscou (10h44, em Brasília), pondo assim fim a 199 dias de missão na plataforma espacial.

Esta tripulação estava composta pelo russo Anton Shkaplerov (da Roscosmos), a italiana Samantha Cristoforetti (da ESA) e o americano Terry Virts (da Nasa).

"A cápsula aterrissou na zona prevista, aproximadamente cerca de 145 quilômetros ao sudeste da cidade de Dzhezkazgan", informou o Centro.

Cerca de três horas antes, a nave "Soyuz TMA-15M" tinha se separado da ISS para iniciar seu retorno à Terra.

No descenso, a nave se dividiu em três módulos, e apenas o que estava habitado pela tripulação aterrissou com ajuda de um paraquedas para amortecer o choque com o solo.

Os três cosmonautas tiveram de passar um mês a mais do que previsto na plataforma orbital devido a recentes erros registrados no programa espacial russo.

A princípio, os astronautos deviam ter retornado em 14 de maio, mas a missão foi prorrogada após o lançamento fracassado do cargueiro espacial Progress M-27M que levava mantimentos e materiais para a ISS.

Na plataforma orbital permanece uma tripulação russa-americana formada por Gennady Padalka, Mikhail Kornienko e Scott Kelly.