Topo

Rússia lançará Soyuz tripulada à plataforma orbital com 2 meses de atraso

22/07/2015 10h52

Moscou, 22 jul (EFE).- A Rússia enviará nesta quarta-feira a nave espacial Soyuz TMA-17M com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) com dois meses de atraso por conta dos recentes problemas em seu programa de lançamentos.

A Soyuz irá decolar às 21h03 GMT (18h03 em Brasília) a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, propulsada pelo foguete portador Soyuz-FG, informou a Agência Espacial Federal Russa Roscosmos. A nave espacial chegará ao destino em menos de seis horas, já que o acoplamento à plataforma orbital vai acontecer às 2h46 GMT de amanhã (23h46 de hoje em Brasília).

A Roscosmos continuará com seus planos de lançamento, apesar dos técnicos terem detectado ontem um pequeno defeito no foguete propulsor que demandou a intervenção dos engenheiros russos.

Esta missão foi adiada em maio devido à falha do foguete propulsor Soyuz-2.1a, que fez fracassar em abril o lançamento da nave Progress M-27M com provisões para a ISS, que desviou e se desintegrou. Poucos dias depois, um satélite mexicano que seria lançado em órbita também falhou.

O último contratempo aconteceu pouco antes da nave tripulada Soyuz TMA-15M retornar à Terra, cujos motores foram acionados de forma não programada quando ela estava acoplada à ISS.

Os recentes problemas no setor espacial russo levaram à agência Roscosmos a modificar seu calendário dos próximos lançamentos para este ano.

A expedição 45 à estação espacial é integrada pelo russo Oleg Kononenko, o americano Kjell Lindgren e o japonês Kimiya Yui. Kononenko é um cosmonauta veterano, já que voou em duas ocasiões à plataforma, enquanto seus colegas viverão a experiência espacial pela primeira vez.

Na ISS, eles são aguardados pelos três inquilinos atuais, os russos Mikhail Kornienko e Gennady Padalka, e o astronauta da Nasa Scott Kelly.