Cientistas descobrem composto que reduz risco de explosão de combustíveis

Fumaça sobe de veículos em chamas após a explosão de um carro em Bab al-Hawa, na fronteira entre a Síria e a Turquia. A foto é de 2013 - Amer Alfaj
Fumaça sobe de veículos em chamas após a explosão de um carro em Bab al-Hawa, na fronteira entre a Síria e a Turquia. A foto é de 2013 Imagem: Amer Alfaj

01/10/2015 16h01

Uma equipe de pesquisadores descobriu uma forma de melhorar a estrutura química dos combustíveis para reduzir o potencial explosivo, o que pode fazer com que o manejo desse tipo de substância seja mais seguro e prevenir riscos de explosão em casos de colisão.

Os cientistas, pertencentes às faculdades de Química e Engenharia Química do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), em Pasadena, aprimoraram a estrutura dos combustíveis testados por meio de um aditivo a base de cadeias de polímeros extremamente longas, segundo explicaram em um artigo publicado nesta quinta-feira na revista americana "Science".

Esse aditivo é capaz de "reduzir a criação de nuvem de pequenas gotas de combustíveis e sua resultante capacidade de explosão", diminuindo o perigo no manejo da substância e os danos em caso de uma colisão.

A equipe, liderada pelo professor Ming-Hsin Wei, conseguiu fazer com que o novo combustível - já com o aditivo acrescentado em sua fórmula - seja compatível com os motores atuais, sem produzir nenhuma redução de eficácia.

"Os resultados indicam um importante avanço que poderia levar a um transporte e um uso do combustível muito mais seguros", afirma o artigo, intitulado "Megasupramoléculas".