Topo

Furacão Joaquín enfraquece durante passagem pelo oeste das ilhas Bermudas

04/10/2015 19h25

Miami, 4 out (EFE).- O furacão Joaquín enfraqueceu durante a passagem pelo oeste das ilhas Bermudas ao registrar ventos máximos sustentados de 155 km/h, segundo informou neste domingo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

No boletim mais recente, o NHC especificou que o furacão mantém a trajetória norte-nordeste pelo Oceano Atlântico com uma velocidade de 22 km/h, tendência que manterá até a segunda-feira acompanhado de uma possível redução de velocidade.

O centro do furacão, agora de categoria 2, se encontra situado cerca de 150 quilômetros ao oeste das Bermudas, na latitude 32,2 norte e longitude 66,4 oeste, e espera-se que ao longo desta noite continue pelo norte das ilhas.

As ilhas Bermudas, onde as autoridades mantêm um alerta de furacão, já sofre ventos com força de tempestade tropical, e seu aeroporto internacional reportou neste domingo uma rajada de mais 100 km/h, de acordo com o centro meteorológico.

A expectativa é que a ressaca do ciclone provoque altas significativas na maré e ondas "fortes e destrutivas", além de chuvas que produzirão acúmulos de água de mais 120 mililitros.

O NHC prevê que Joaquín enfraquecerá nas próximas 48 horas, ao longo do deslocamento pelo Oceano Atlântico. O centro meteorológico também informou que as ressacas do furacão estão afetando a parte sudeste dos Estados Unidos e se estenderão na segunda-feira rumo ao norte, ao longo da costa leste do país.

Após a passagem pelas ilhas Bahamas, o furacão, que em alguns momentos chegou até a categoria quatro (de um máximo de cinco), causou danos em casas e edifícios, segundo informações oficiais.

Enquanto isso, a Guarda Costeira dos Estados Unidos segue em busca de um navio de carga com 33 tripulantes a bordo, 28 americanos e 5 poloneses, que desapareceu na quinta-feira quando entrou na zona de influência do furacão.

Dez tempestades tropicais já se formaram na atual temporada de furacões: Ana, Bill, Claudette, Danny - transformada no primeiro furacão de maior categoria (3) da temporada -, Erika, Fred - furacão de categoria 1 -, Grace, Henry, Ida e Joaquín, atualmente de categoria 2.