Topo

Tufão Koppu mata 35 em sua passagem pelo norte das Filipinas

Crianças ficam sentadas no telhado de uma casa arrancado pelo tufão Koppu no vilarejo de Casiguran, no norte das Filipinas - Dante Diosina/AFP
Crianças ficam sentadas no telhado de uma casa arrancado pelo tufão Koppu no vilarejo de Casiguran, no norte das Filipinas Imagem: Dante Diosina/AFP

Em Manila

21/10/2015 09h11

O tufão Koppu deixou pelo menos 35 mortos, 24 feridos e mais de 907 mil afetados no norte das Filipinas depois de mais de três dias de chuvas contínuas que inundaram extensas áreas, informaram fontes oficiais nesta quarta-feira.

Segundo o último relatório do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres das Filipinas, dos 907 mil afetados, 443 mil se viram obrigados a sair de suas casas e 112 mil estão sendo atendidos em centros de evacuação.

O número de vítimas deve aumentar, segundo o Conselho, pois em algumas províncias, como Nova Ecija, Pampanga e Bulacan, continuam as operações de resgate de residentes presos pelas inundações.

A província de Aurora, onde o tufão tocou a terra na noite do sábado com ventos de até 215 km/h, já é acessível por estrada, e as autoridades começaram os trabalhos de recuperação e limpeza.

Os ministros filipinos de Interior, Mel Senen Sarmiento, e Bem-estar Social e Desenvolvimento, Dinky Soliman, vão até lá para avaliar a situação.

Koppu causou grandes danos no norte das Filipinas, onde as autoridades registraram 762 áreas inundadas. Ainda há 140 trechos de estrada e 28 pontes intransitáveis.

Embora as condições atmosféricas tenham melhorado significativamente no centro e no norte da ilha de Luzon, as autoridades advertiram os cidadãos de Pampanga e Bulacan que é possível que haja novas inundações com a queda da água que choveu nas regiões montanhosas.

Algumas localidades, como Calumpit, na província de Bulacan, estão praticamente inundadas.

"Dos 29 distritos do município, 25 estão debaixo d'agua", disse o prefeito de Calumpit, Jessie de Jesus, à emissora local "ANC". Ele estimou que a água demorará duas semanas para desaparecer.

A Agência Meteorológica das Filipinas (PAGASA) rebaixou hoje Koppu de depressão tropical a tempestade e apontou que, embora até pode deixar chuvas fracas, deve se dissipar totalmente nos próximos dias.

Entre 15 e 20 tufões percorrem todos os anos Filipinas durante a temporada chuvosa, que começa em junho e termina em novembro.