Topo

Meteorito cai sobre lago Baikal na Rússia

28/10/2015 13h48

Um meteorito caiu sobre o lago Baikal na Rússia, o mais profundo do mundo, informou nesta quarta-feira (28) o Observatório Astronômico da Universidade de Irkutsk, na Sibéria. 

Nas imagens gravadas por testemunhas oculares do incidente, ocorrido em 22 de outubro, é possível analisar como um grande bólido aparece caindo em uma velocidade entre 13 e 10 metros por segundo.

Uma das partes se desprendeu do meteoro antes do resto cair, supostamente, na superfície do lago a um quilômetro do litoral, de acordo com os cientistas, que estimaram sua massa em um quilo e seu tamanho em 10 centímetros.

Segundo o comunicado divulgado pelo observatório, o astro foi detectado a uma altura de 67,2 quilômetros e seu contato se perdeu a cerca de 62,1 quilômetros da Terra.

Os especialistas consideram que o meteorito foi desviado de sua trajetória original, motivo pelo qual foi parar em nosso planeta.

Em fevereiro de 2013, um meteorito que pesava toneladas e tinha vários metros de diâmetro semeou o pânico ao cair em uma zona povoada da região russa dos Urais, onde deixou mais de mil feridos.