Topo

Putin pede acordo vinculativo que seja continuação de Protocolo de Kyoto

O presidente da Rússia, Vladimir putin, discursa na abertura da COP-21 - Efe
O presidente da Rússia, Vladimir putin, discursa na abertura da COP-21 Imagem: Efe

Em Paris

30/11/2015 11h54

O presidente russo, Vladimir Putin, mostrou nesta segunda-feira sua disposição em conseguir um acordo para limitar o aquecimento global que seja uma continuação do Protocolo de Kyoto e "juridicamente vinculativo".

Putin, no turno de discursos dos líderes participantes da cúpula climática de Paris (COP21), insistiu que os princípios assentados nas conferências anteriores devem ser respeitados, para fechar assim "um acordo juridicamente vinculativo, mas que permita o desenvolvimento econômico".

"Graças a nossos esforços coletivos, acredito que alcançaremos um novo acordo que se inscreva na continuação do Protocolo de Kioto".

Ele destacou que a Rússia foi "um dos primeiros países do mundo" a reduzir as emissões de gases do efeito estufa com programas de eficiência energética e de conservação ambiental.

O presidente russo cifrou a diminuição dessas emissões em 70% entre 1990 e 2013, período no qual simultaneamente o Produto Interno Bruto (PIB) russo dobrou.

Em virtude desses esforços, a Rússia evitou a emissão de 40 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2), "o que representaria atrasar em um ano o aquecimento global".

"É a prova de que podemos prestar atenção ao nosso crescimento econômico e nos preocuparmos com o meio ambiente".

Putin também destacou que a Rússia tem "enormes recursos" em termos de florestas, e garantiu que "fazemos muito para proteger o que são considerados os pulmões do planeta".

Ele também insistiu, como tinha feito na Assembleia Geral da ONU, que "a questão do clima deve ser abordada de forma integrada".

Isso significa que junto à mudança climática, é preciso tratar dos recursos naturais e da deterioração do meio ambiente.

A 21ª Conferência das Partes (COP21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) acontece até dia 11 de dezembro em Paris.