Topo

Cientistas dizem que não há diferenças entre cérebro masculino e feminino

Em Washington

04/12/2015 16h00

O cérebro humano apresenta diferenças em função do sexo, mas não se pode falar que haja um cérebro masculino e outro feminino, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".

As diferenças cerebrais em função do sexo têm um alto interesse social porque se presume que sua presença prova que os humanos pertencem a duas categorias distintas, não só em termos de seus genitais.

Este estudo, liderado por cientistas da Universidade de Tel Aviv (Israel), afirma que os cérebros humanos estão compostos de "mosaicos" únicos de traços característicos, alguns mais comuns nas mulheres em comparação com os homens, outros mais comuns nos homens comparado com as mulheres e alguns comuns em ambos.

A análise revela que os cérebros nos quais predominam características só de mulheres ou só de homens são muito raros.

Para chegar a esta conclusão, a pesquisadora principal, Daphna Joel, e sua equipe analisaram mais de 1.400 cérebros humanos de quatro conjuntos de dados.

Em cada análise identificaram um subconjunto de regiões cerebrais que eram as que diferiam mais entre os dois sexos.

Seus resultados sugerem que a maioria dos cérebros são "mosaicos" heterogêneos de características mais próprias do homem, mais próprias da mulher ou intermediárias.

Desta heterogeneidade deduzem que os cérebros humanos não pertencem a uma de duas características estruturais distintas, ou seja, que não existe um cérebro masculino e outro feminino.