Pesquisadores sequenciam 1° genoma de carrapato transmissor de várias doenças

09/02/2016 14h35

Madri, 9 fev (EFE).- Uma equipe internacional de pesquisadores sequenciou o primeiro genoma de um carrapato transmissor de múltiplas doenças (Ixodes Scapularis), um trabalho de dez anos que abre vias para combater diversas patologias.

Os carrapatos são um dos transmissores mais importantes de patógenos que afetam os seres humanos e os animais no mundo todo, e as doenças que transmitem só aumentam, relata em uma nota de imprensa o Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC).

Os resultados deste trabalho que descreve o genoma nuclear do carrapato "Ixodes scapularis" foram publicados na revista "Nature Communications".

José de la Fuente, pesquisador do CSIC no grupo SaBio (Saúde e Biotecnologia), explica que as características descobertas neste genoma proporcionam informação detalhada sobre os processos parasitários únicos dos carrapatos, incluindo a busca do hospedeiro, ingestão de sangue e métodos de digestão da hemoglobina.

Estes resultados "contribuem enormemente" para a melhora de nossa compreensão da biologia dos carrapatos e permitirão avançar na pesquisa sobre as interações hospedeiro-carrapato-agentes patogênicos para desenvolver medidas eficazes e respeitosas com o meio ambiente para controlar os carrapatos e os muitos patógenos e parasitas que transmitem, acrescenta.

A espécie de carrapato analisada, a "Ixodes scapularis", é um agente transmissor de patógenos que causam, entre outras, doenças emergentes como a de Lyme (a doença transmitida por carrapatos mais comum na Europa e Estados Unidos), a anaplasmose granulocítica humana (AGH), a Babesiose e a encefalite transmitida por carrapatos, detalha De la Fuente.

O projeto do genoma de "Ixodes scapularis", que demorou uma década para ser concluído, "marca um ponto de inflexão na pesquisa em carrapatos", segundo este cientista.

Este projeto, segundo De la Fuente, foi um desafio devido ao grande tamanho e ao alto número de repetições no conteúdo do genoma.

Dado que é o primeiro e único genoma montado de carrapato disponível até o momento, o genoma do "I. scapularis" constitui "uma valiosa referência para as análises genômica comparativa", segundo o pesquisador espanhol.

O estudo foi realizado por um consórcio mundial formado por 93 cientistas.