Topo

Nasa fabricará aeronave supersônica de passageiros

Master Sgt. Jeffrey Allen/ USAF
Imagem: Master Sgt. Jeffrey Allen/ USAF

29/02/2016 22h33

A Nasa fabricará uma aeronave supersônica para o transporte de passageiros que será o mais silenciosa e eficiente possível, informou nesta segunda-feira a agência aeroespacial dos Estados Unidos.

O administrador da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), Charles Bolden, anunciou nesta segunda-feira (29) que foi assinado um contrato no valor de US$ 20 milhões com a empresa americana Lockheed Martin para desenvolver um projeto preliminar de um avião que supere a velocidade do som.

O protótipo de avião é dos chamados "low-boom", capaz de voar na velocidade supersônica sem criar explosões.

Apesar de usar um motor de reação, que tradicionalmente causa um grande estrondo, o barulho produzido por esta nova aeronave seria mínimo.

Limitar o nível sônico das aeronaves se transformou nos últimos anos em um dos principais desafios da pesquisa espacial.

Da mesma maneira, a redução da poluição é outro dos requisitos cumpridos pelo novo projeto, já que otimizaria o consumo de combustível.

"A Nasa está trabalhando duro para tornar os voos mais ecológicos, mais seguros e mais silenciosos", disse Charles Bolden hoje no Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington.

O projeto e a construção da aeronave levará vários anos e a Nasa calcula que as campanhas de voo comecem por volta de 2020.

Os voos supersônicos comerciais foram cancelados quando as companhias aéreas British Airways e Air France deixaram de operar em 2003 o Concord, um avião capaz de viajar a uma velocidade máxima de 2.180 km/h (mais de duas vezes a velocidade do som).

A rentabilidade da mítica aeronave, conhecida como o "Pássaro Branco" que conta com legiões de fãs no mundo todo, foi questionada após o acidente de um Concord em Paris no ano 2000, que deixou 113 mortos.