Astrônomos descobrem buraco negro que arrasta uma galáxia para a escuridão

De Berlim

15/09/2016 13h55

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um buraco negro supermassivo no centro de uma galáxia distante que não tem combustível suficiente para se alimentar e fazer a galáxia brilhar, por isso a está arrastando rumo à escuridão, segundo informou nesta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul (ESO, sigla em inglês).

Muitas galáxias contam com um núcleo extremamente brilhante alimentado por um buraco negro supermassivo que geram "galáxias ativas", que liberam grandes quantidades de energia e matéria ao meio interestelar.

Através da utilização do telescópio espacial Hubble, do telescópio de longo alcance (VLT) e do observatório de raios-x Chandra, da Nasa, foi revelada a surpreendente transformação na emissão de luz da galáxia ativa Markarian 1018.

Algumas galáxias mudam drasticamente no transcurso de uma década, no entanto, Markarian 1018 se destacou por ter mudado uma segunda vez, voltando para sua classificação inicial nos últimos cinco anos.

"Ficamos surpresos ao ver uma mudança tão drástica e tão pouco comum em Markarian 1018", afirmou no comunicado Rebecca McElroy, autora principal do artigo que revela a descoberta.

O motivo para que Markarian 1018 tivesse seu brilho modificado de maneira tão forte é porque o buraco negro estava desvanecendo lentamente por estar "sendo privado de material para sua acreção", ou seja, não podia crescer através da adição de matéria.

Este descobrimento foi conseguido pela pesquisa CARS (Close AGN Reference Survey), um projeto de colaboração entre o ESO e outras organizações para reunir informação sobre 40 galáxias próximas com núcleos ativos.