Topo

ESA amostra foto a cores do local onde módulo Schiaparelli caiu em Marte

Imagens mostram partes do módulo ExoMars Schiaparelli e seu local de aterrissagem em Marte - Divulgação/ESA
Imagens mostram partes do módulo ExoMars Schiaparelli e seu local de aterrissagem em Marte Imagem: Divulgação/ESA

04/11/2016 11h16

Paris, 4 nov (EFE).- A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) mostrou nesta sexta-feira imagens coloridas do local onde o módulo Schiaparelli caiu em Marte no dia 19 de outubro, nas quais se confirma que as manchas vistas em outras fotos são objetos reais e poderiam se tratar de fragmentos desse módulo.

Estas últimas fotografias em alta resolução foram capturadas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter da Nasa no dia 1º de novembro, e segundo a agência trazem nova luz sobre detalhes que na foto da semana passada ficaram abertos à especulação.

"Foi confirmado que os pontos brancos ao redor da região mais escura identificada como o local do impacto são objetos reais e não 'ruído', por isso que é muito provável que se trate de fragmentos do Schiaparelli", disse a ESA em seu comunicado.

A agência acrescentou que uma mancha brilhante que a imagem a cores revelou a oeste da cratera poderia ser matéria superficial removida, ou durante o impacto ou durante uma posterior explosão ou descompressão explosiva dos depósitos de combustível.

Esta nova imagem também permite ver o paraquedas e o escudo térmico posterior, e reflete que desde que foi tirada a última, no dia 25 de outubro, o contorno do paraquedas mudou, provavelmente como consequência do vento, que se acredita que o movimentou levemente para o oeste.

De acordo com a ESA, o padrão de manchas claras e escuras sugere uma posição que deixa ver o exterior do escudo térmico, mostrando a forma como a camada externa do isolante "se desintegrou em algumas partes e não em outras, como era de se esperar".

A ESA informou que está previsto que sejam feitas novas fotografias "em duas semanas" que poderiam dar novas dicas sobre o que aconteceu com o Schiaparelli durante sua aproximação da superfície marciana, algo para o qual se formou uma comissão de investigação independente.