Topo

Engarrafamentos devido a nevasca somam mais de 20 horas no Japão

Carros congestionados em uma autoestrada na cidade de Chizu, Província de Tottori - Kyodo/via Reuters
Carros congestionados em uma autoestrada na cidade de Chizu, Província de Tottori Imagem: Kyodo/via Reuters

Em Tóquio

24/01/2017 03h19

A tempestade de neve que castiga o Japão, com acúmulos de até um metro, deixou nesta terça-feira (24) centenas de veículos presos em engarrafamentos com mais de 20 horas de duração, sendo necessário auxílio do Exército.

Na Província de Tottori, oeste do país, a neve acumulada superou um metro de espessura, e outras regiões esperam também grandes nevascas. Áreas perto de Tóquio registrarão até 40 centímetros nas próximas 24 horas.

Os termômetros na cidade de Shimukappu, na ilha de Hokkaido, chegaram aos 32,8 graus negativos, enquanto a área metropolitana de Tóquio registrou mínima de 1,9 grau negativo, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

Além disso, a neve causou engarrafamentos de até dois quilômetros no oeste do país e mais de 300 carros ficaram presos na neve em uma área montanhosa de Tottori.

Estas retenções começaram aproximadamente às 14h (hora local) de segunda-feira (23), e se prolongaram em alguns pontos até a manhã de terça-feira, de acordo com informações de veículos de imprensa japoneses.

Dezenas de ocupantes dos automóveis encalhados na neve se refugiaram do frio em um auditório local e outros abrigos improvisados.

Dois homens e uma criança de 3 anos foram levados para um hospital após passarem mal durante os engarrafamentos, informaram membros da equipe de resgate.

O governador de Tottori solicitou durante a madrugada passada a assistência de soldados do Exército, que levaram comida aos desabrigados e ajudaram a retirar a neve e movimentar seus veículos.

A Agência Meteorológica japonesa manterá ativado o aviso por fortes nevadas nesta região até a noite desta terça.