Topo

Primeiro contratempo: módulo lunar israelense Beresheet erra manobra

Imagem conceitual da sonda israelense Beresheet - SpaceIL
Imagem conceitual da sonda israelense Beresheet Imagem: SpaceIL

Da EFE, em Jerusalém

26/02/2019 14h18

O módulo lunar israelense Beresheet (Gêneses) - o primeiro lançado por Israel rumo à Lua - sofreu seu primeiro contratempo ao não conseguir fazer uma manobra previamente planejada.

"Ontem à noite era planejada outra manobra para o Beresheet, em sua passagem perto da Terra, em uma zona sem comunicação", informou nesta terça-feira (26) a agência SpaceIL, responsável pelo módulo.

"Durante a fase de pré-manobra, o computador da nave se reiniciou de forma inesperada, o que fez com que a manobra fosse cancelada automaticamente. As equipes de engenheiros da SpaceIL e a Indústria Aeroespacial de Israel (IAI) estão verificando os dados e analisando a situação", acrescenta o comunicado da empresa.

"Neste momento, os sistemas da nave estão funcionando bem, exceto pelo problema detectado no rastreador de estrelas. A comunicação entre o centro de controle e a nave está mantida como planejado e o Beresheet continua sua órbita prévia até a próxima manobra", acrescenta a nota.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, comemorou no último dia 22 o lançamento bem-sucedido do módulo não-tripulado nos Estados Unidos para cumprir uma histórica missão à Lua, que avaliou como "um momento de grande orgulho" e "um grande passo para Israel" e sua tecnologia.

A missão é a primeira da história que tentará chegar à Lua financiada inteiramente por doações privadas e dedicadas a fins educativos.

O Beresheet pesa 585 quilos, mede aproximadamente 1,5 metro e custou US$ 100 milhões. Foi lançado ao espaço por um foguete Falcon 9 da empresa Space X em Cabo Canaveral (Flórida) e, se tudo sair conforme o programado, deve pousar na Lua no próximo dia 11 de abril.

A nave viajará ao redor da Terra durante sete semanas até alcançar a velocidade necessária para o seu encontro com o satélite.

Uma vez na superfície lunar, o Beresheet medirá o campo magnético da Lua, enviará de maneira simultânea imagens e vídeos, ao estar equipado com câmeras, sensores magnéticos e transmissores que enviarão a informação à Terra.

Além disso, o módulo carrega uma cápsula do tempo com arquivos digitais do tamanho de uma moeda que inclui uma Torá (Pentateuco, os primeiros cinco livros da Bíblia), desenhos feitos por estudantes israelenses, uma cópia do hino nacional e uma bandeira de Israel, assim como literatura, fotos e canções israelenses.