Topo

Em testes no espaço, robô russo "não passou no curso básico" de tripulação

Estação Espacial Internacional (foto) receberá o robô Fedor; no Brasil, o nome renderia piadas - Divulgação
Estação Espacial Internacional (foto) receberá o robô Fedor; no Brasil, o nome renderia piadas Imagem: Divulgação

03/06/2019 16h49

A agência espacial russa Roscosmos enviará em agosto um robô humanoide à Estação Espacial Internacional (EEI), informou nesta segunda-feira (3) o diretor-executivo de voos tripulados da entidade, Sergei Krilaliov.

"Voará a bordo da nave que está sendo organizada agora, na qualidade de experimento", afirmou o diretor citado pela agência "Interfax".

Inicialmente estava previsto que o robô, chamado Fedor (acrônimo de Final Experimental Demonstration Object Research, ou Pesquisa Experimental Final do Objeto de Demonstração), estivesse pronto para ser utilizado nos lançamentos da nave especial Federatsia - a sucessora da Soyuz -, mas depois foi anunciado que pode ser lançado ainda este ano.

"Trata-se de uma direção de trabalho técnico muito interessante, que permite aumentar as capacidades do ser humano, mas neste caso voará apenas como um experimento", acrescentou Krikaliov, brincando que Fedor não será parte da tripulação porque "não cumpre as exigências".

"Não passou no curso básico de preparação", declarou.

Por sua vez, o diretor do Instituto de Medicina e Biologia da Academia de Ciências da Rússia, Oleg Orlov, acrescentou, também em tom de brincadeira, que Fedor "não passará nos testes médicos".

Em novembro de 2016 foi anunciado que os especialistas da empresa russa fabricante de foguetes Energia participariam da criação de um robô para missões espaciais junto com a empresa Androidnaya Tekhnika (Robogeek) e o Fundo de Pesquisas Avançadas.

Em abril deste ano, Fedor foi entregue à Roscosmos para que fossem estudadas as possibilidades de sua utilização em voos tripulados. EFE