Topo

Cerca de 30% das gestantes com periodontite sofrem parto prematuro

Tatiana Pronin<br>Editora do UOL Ciência e Saúde

21/03/2007 09h38

Muitas mulheres grávidas evitam ir ao dentista por receio de que o raio-x ou a anestesia prejudiquem o bebê. Segundo a dentista Adriana Mazzoni, especializada em odontopediatria, esse é um mito que deve ser combatido. "É justamente na gestação que a mulher precisa redobrar seus cuidados com a saúde bucal, pois qualquer infecção pode atingir o bebê", alerta.

A especialista, que lança no próximo dia 27 o livro "Guia Prático de Odontologia para Gestante e Bebê", explica que é comum haver sangramentos na gengiva durante a gravidez, devido às alterações hormonais. Mas é importante consultar o dentista para descartar qualquer problema mais grave, como a periodontite, inflamação dos tecidos em volta do dente. Quando isso ocorre, o organismo aumenta a produção de prostaglandinas, substância que induz às contrações uterinas, o que pode antecipar o parto.

Divulgação
Para garantir uma boa dentição para o bebê, os cuidados devem começar na gravidez, ensina a odontopediatria
Os cuidados da gestante com os dentes incluem, além das visitas mais freqüentes ao odontologista, higiene bucal adequada e aplicação tópica de flúor. "Como as grávidas costumam consumir mais alimentos como limão e vinagre, é comum a saliva se tornar mais ácida, o que colabora para a formação de cáries", justifica Adriana. Essa alteração também ocorre quando a gestante vomita com freqüência.

Avisar o dentista sobre a gravidez também é fundamental. Nesse caso, o profissional evita o raio-x, ou limita a realização do exame. Os anestésicos comuns são substituídos por medicamentos que não provocam a constrição dos vasos sangüíneos.

Cuidados com o recém-nascido

Após a chegada do bebê, as mães devem tomar alguns cuidados para garantir o desenvolvimento saudável dos dentes e da arcada da criança. De acordo com a autora do guia, apenas um terço dos pequenos realmente precisam da chupeta. A necessidade pode ser identificada quando o filho continua sugando o bico do seio depois de mamar. Nesse caso, o dentista ou o pediatra devem indicar o produto mais adequado.

A amamentação, além de contribuir para a saúde do bebê, estimula o desenvolvimento dos músculos da boca. Mas as mães que não podem dar de mamar podem evitar problemas futuros lembrando de alternar a posição da criança durante o uso da mamadeira, para prevenir a mordida cruzada. Os furos do bico também não devem ser aumentados, já que os produtos são estudados para estimular a sucção.

A higiene bucal do bebê deve ser feita com gaze ou fralda enrolada no dedo e embebida em água morna, ou com os dedais de silicone disponíveis no mercado. Uma vez por dia é suficiente. Quando a criança demonstrar irritação na gengiva por causa da erupção dos dentes, o conselho é oferecer alimentos frios, como gelatina, chá, ou então o mordedor tirado da geladeira. Produtos específicos, feitos com ingredientes naturais, e o próprio chá de camomila podem aliviar o desconforto.

Assim que o primeiro dente nascer, é hora de usar uma escova infantil, macia. As pastas dentais com flúor devem ser utilizadas apenas após os quatro anos de idade. Já as visitas ao dentista devem começar o quanto antes, para que a criança se acostume logo cedo com o ambiente, tão temido pelos pequenos.