Topo

Doenças por uso de maconha crescem 85% no Reino Unido

Agência Ansa

08/06/2007 12h48

LONDRES, 8 JUN (ANSA) - O número de casos de pacientes com problemas mentais causados pelo consumo de maconha cresceu 85% desde 1997, quando Tony Blair assumiu o governo britânico. A informação foi divulgada pelo representante da Saúde na oposição, o conservador Andrew Lansley.

Em 1997, foram reportados 510 casos, enquanto no período 2005-2006 essa cifra foi de 946. Só no ultimo ano, o índice de ingresso de pacientes com problemas mentais por consumo da droga aumentou 65%. Os especialistas afirmam que essa "é apenas a ponta do iceberg". O governo britânico declarou que "foi claro" no que diz respeito à maconha, "que é uma droga ilegal e não deve ser utilizada".

A maconha é a droga ilegal mais utilizada no Grã-Bratanha. Estima-se que existam no país ao menos dois milhões de consumidores. O vício crônico desse entorpecente pode levar a diversas formas de psicoses e esquizofrenia.

Segundo o professor Robin Murray, do Instituto de Psiquiatria de Londres e membro do Royal College of Psychiatrists, "não há nenhuma dúvida" de que os problemas psiquiátricos causados pelo uso da maconha "aumentaram substancialmente". "Isto se deve ao fato de podermos reconhecer melhor o problema, ainda que estaríamos falando da ponta do iceberg. É algo muito recente o entendimento dos psiquiatras sobre a gravidade do uso da maconha", completou.

Para o especialista, o consumo de maconha é responsável por 10% dos transtornos esquizofrênicos causados por vício. Cerca de 1.500 novos pacientes são registrados ao ano, na Grã Bretanha, em decorrência do problema.

Paul Jenkins, diretor executivo da organização Rethink, que trabalha com pacientes com transtornos mentais, declarou que o governo deve redobrar seus esforços para esclarecer aos mais jovens o sério perigo do uso regular da droga. Marjorie Wallace, diretora da ONG Sane, também reitera a solicitação. "Pedimos ao governo que advirta aos jovens sobre este perigo e os faça tomar consciência de que não podem jogar a 'roleta russa' com suas mentes", afirmou.

Wallace conta que 80% dos pacientes que ingressam com o primeiro episódio psicótico "consumiam a droga de forma regular".

Atualmente, a maconha é considerada uma droga de classe C, mas os especialistas afirmam que ela deveria ser elevada ao grau B. Os entorpecentes da classe A são os mais perigosos. Nessa categoria estão incluídas drogas como a cocaína, a heroína e o crack. (ANSA)