Topo

Ministério da Saúde e Estados promovem vacinação neste sábado

da Redação

15/06/2007 11h43

O Ministério da Saúde, em parceria com todas as secretarias de Saúde estaduais e municipais, realiza neste sábado a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2007.

A meta do ministério é imunizar cerca de 16,3 milhões de crianças menores de cinco anos, o que corresponde a 95% da população do país nesta faixa etária. A segunda etapa será no dia 25 de agosto.

Segundo o ministério, o último caso de pólio foi registrado em 1989, em Sousa, na Paraíba. A vacina é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo.

Apesar dos altos índices de vacinação alcançados no Brasil, nem todos os municípios conseguem 95% de cobertura vacinal em crianças menores de cinco anos.

Além da vacina contra a pólio, também estarão disponíveis nos postos de saúde outras vacinas do calendário nacional, como a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e meningite), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) , hepatite B e rotavirus.