Topo

Molécula presente em espermicidas facilita transmissão do HPV em ratos

da Redação

11/07/2007 16h30

Uma molécula comumente utilizada em espermicidas pode aumentar o risco de transmissão do vírus HPV, segundo estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica Nature.

O Vírus do Papiloma Humano é o nome de um grupo de mais de 100 vírus. Alguns deles podem levar a condilomas benignos nas mãos e nos pés, alguns são genitais e outros causam o câncer de colo do útero. Mais de 30% dos vírus chamados de "HPV" são sexualmente transmissíveis, e a infecção, na maioria das vezes, pode ser removida com poucas conseqüências para a saúde.
SAIBA MAIS SOBRE O HPV
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
VACINA CONTRA O HPV
O HPV é uma das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) mais comuns e o vírus é a principal causa de câncer cervical.

A equipe de cientistas, coordenada por John Schiller, do Instituto Nacional de Saúde de Bethesda, nos Estados Unidos, verificou, em ratos, que a molécula nonoxynol-9 aumenta a suscetibilidade do organismo ao vírus.

Por outro lado, um polissacarídeo encontrado em alguns lubrificantes vaginais, chamado carragena, ajudou a prevenir a infecção pelo HPV. O efeito se manteve inclusive na presença do nonoxynol-9, o que abre caminho para sua aplicação no combate ao vírus.

Os cientistas alertam, no entanto, para a dificuldade de se estudar a infecção em modelos animais.