Topo

Lançamento do VSB-30 é adiado; última tentativa será nesta quinta-feira

da Redação

18/07/2007 14h05

O lançamento do foguete brasileiro da base de Alcântara foi novamente adiado devido a condições metereológicas. O prazo estipulado para o vôo do VSB-30 termina nesta quinta-feira.

Caso não seja possível executar a Operação Cumã II amanhã, a Agência Espacial Brasileira (AEB) terá que agendar uma nova janela de lançamento, em prazo ainda não definido.

Reuters/Jamil Bittar
O prazo estipulado para o lançamento do VSB-30 termina nesta quinta-feira
CONHEÇA OS EXPERIMENTOS
COORDENADOR SUBSTITUÍDO
Segundo a AEB, este foi o dia em que o clima esteve mais favorável para o vôo, desde a abertura da janela no último dia 11. Mas os ventos de superfície e altitude ainda estão fortes, o que impediu a decolagem. Condições metereológicas inadequadas podem alterar a rota do foguete.

Nesta quarta-feira, as equipes envolvidas na operação tiveram que recarregar baterias de alguns experimentos, assim como trocar certas amostras biológicas - procedimentos que têm de ser repetidos a cada 48 horas para não prejudicar os resultados dos estudos.

A Operação Cumã 2 destina-se à realização de pesquisas científicas selecionadas pelo Programa Microgravidade, da AEB. Um desses estudos poderá ajudar no tratamento da enxaqueca e de outros distúrbios neurológicos.

Este será o quarto vôo do VSB-30, que já foi lançado da base de Alcântara, em 2004, e na Suécia, em 2005 e 2006.