Topo

Ministério da Saúde abre Semana Mundial da Amamentação nesta quarta

da Redação

30/07/2007 16h19

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, abre no dia 1º de agosto, às 9h30, no Rio de Janeiro, a Semana Mundial da Amamentação no Brasil, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria. No mesmo evento, o ministro lança a campanha "Amamentação na primeira hora, proteção sem demora".

BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO
Rogério Canella/Folha Imagem
A proposta da campanha do Ministério da Saúde este ano é chamar atenção para a importância da amamentação na primeira hora de vida para a mãe e para o bebê
MITOS E VERDADES SOBRE O TEMA
A campanha de estímulo ao aleitamento materno logo após o parto envolve a distribuição de um milhão de folderes e de 150 mil cartazes às secretarias estaduais de saúde, secções regionais da SBP, Rede Nacional de Bancos de Leite Humano e rede de hospitais. Este ano, os "padrinhos" da campanha serão os atores Thiago Lacerda e Vanessa Lóes, que cederam a própria imagem e a do filho, Gael.

O tema da campanha da amamentação foi definido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba). A proposta é chamar atenção para a importância da amamentação na primeira hora de vida tanto para a mãe quanto para o bebê, uma vez que o aleitamento materno protege o bebê contra doenças. Para a mulher, a medida ajuda a gerar leite mais rapidamente, além de auxiliar nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.

O leite materno é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa para seu crescimento e desenvolvimento, razão pela qual não deve ser substituído. A amamentação também garante ao bebê proteção contra infecções, alergias e outras doenças.

Para a mãe, os benefícios são menos chances de desenvolver anemia, câncer de mama e diabetes, pela diminuição do sangramento pós-parto. O ato de amamentar ainda contribui para que a mãe perca mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez.