Topo

Bate-papo: Especialista em medicina do sono fala sobre os transtornos que atingem a população

Da Redação

31/07/2007 23h20

O Bate-papo com Convidados recebeu na tarde desta terça-feira (31), a presidente da Sociedade Brasileira do Sono, Dra Lia Rita Bittencourt que conversou com Marcelo Tas (visite o blog) sobre os distúrbios do sono mais comuns na população.

No papo, a especialista destacou que cada pessoa tem uma necessidade diferente de dormir, sendo que algumas podem completar todas as fases do sono em apenas três horas, enquanto outras precisam de até dez horas de repouso para se sentirem bem no dia seguinte.

Bittencourt revelou que a insônia é o transtorno mais observado entre as mulheres --devido às variações hormonais-- e é a apnéia e o ronco que perturbam as noites dos homens. Todos esses problemas têm tratamento e nem sempre são necessários medicamentos para que o paciente tenha uma vida saudável.



Leia a seguir a íntegra do bate-papo que contou com a participação de 1537 internautas.

(04:21:49) Marcelo Tas: olá pessoal do sono, sejam todos muito bem vindos, já vamos começar

(04:24:39) Dra. Lia Rita:O sono é a solução, não dormir que é o problema.

(04:26:11) Dra. Lia Rita:Normalmente é um exame feito em um ambiente bem confortável simulando um quarto de dormir como de uma casa ou hotel. Tem 94 leitos e a agenda está bem lotada. São colocados eletrôdos na pele para examinar os batimentos cardiácos etc. Com uma noite de registro é possível detectar o que está aflingindo o indíviduo.

(04:28:15) Dra. Lia Rita:O projeto é o primeiro no Brasil e concorre com outros internacionais que é tentar ver a prevalência no Estado de São Paulo. Esperamos levar ao instituto 1.300 voluntários paulistanos independente de ter distúrbios de sono ou não. Será feita a avaliação genética e eles ficarão com um reloginho em casa que acusará o sono e a vigília. O interessante deste estudo em SP é que SP é um representante do mundo inteiro com diversos problemas de sono.

(04:28:21) Marcelo Tas: Quais são os principais distúrbios do sono?
(04:30:42) Dra. Lia Rita:O principal distúrbio do sono é a insônia. 35% da população tem pelo menos uma queixa de insônia. E dentre estes 11% sofre de insônia crônica, aquele que não dorme mesmo. Depois vem a apnéia do sono, que não é ronco, é um fechamento da garganta. O ronco é um sinal para ficar alerta, pois tem um problema. A pessoa ronca muito alto e de repente faz uma silêncio que é a parada e depois faz um barulho maior. A consequência disto é que depois a pessoa fica cansada e corre o risco de acidentes nas estradas, por exemplo. Dentro da classificação internacional tem mais de 200 doenças do sono, como o bruxismo, a síndrome da perna inquieta, terror noturno e em crianças o sonambulismo.

(04:30:48) Marcelo Tas: A apnéia é mais freqüente no homem? Mulheres desses infelizes tem todo tipo de problema, fadiga, irritação e até dores pelo corpo? Por quê?
(04:33:13) Dra. Lia Rita:A apnéia é um problema mais do homem, ele ronca mais. Enquanto a mulher sofre mais de insônia o homem sofre mais de apnéia porque a testosterona tem mais influência nesta parte do corpo e também ao fato de engordar. Hoje em dia tem também a síndrome da resistência respiratória que é o início da doença. A cirurgia é o último recurso.

(04:36:25) Marcelo Tas: O sono serve para a sedimentação da memória. O que é isso, seria uma espécie de download dos conteúdos que absorvemos durante o dia?
(04:35:53) Dra. Lia Rita:A insônia está muito relacionada a maus hábitos de sono, como a exposição a luz, a televisão, a internet, o uso do café, álcool. Tudo isso rouba o sono REM quando o corpo está bem relaxado com os olhos se mexendo. Nós precisamos do REM para ter memória e raciocínio durante o dia. É chamado de sono paradoxal porque o corpo está totalmente paralizado e a mente está em alta atividade. Quando se priva animais desta fase do sono ele terão déficit de aprendizagem durante o dia. Acredita-se que ele é para processar o que a pessoa aprendeu durante o dia.

(04:36:44) Marcelo Tas: Bruxismo: Por que tanta criança com bruxismo nos dias de hoje?
(04:37:38) Dra. Lia Rita:O bruxismo é mais prevalente na infância e desaparece com o amadurecimento. Se se perpetuar na idade adulta tem que ficar preocupado, pode haver perda dentária, fraturas, dores de cabeça. Está bem relacionado a ansiedade. O bruxista tem estes episódios durante o estresse.

(04:46:00) Geovanna/UOL:

Marcelo Tas conversa com a especialista em sono Dra. Lia Rita Bittencourt

(04:21:34) O esportista: Boa tarde! Muitos têm problemas com relação a insônia. Mas quando o problema é o inverso (excesso de sono), quais seriam os motivos? E como amenizá-los no geral?
(04:39:32) Dra. Lia Rita:O esportista, um dos principais indícios de que a pessoa tem problemas de sono é a sonolência. O importante é que durante o dia se consiga assistir a uma aula, ir ao cinema, ir no carro como carona e não cochilar. Então se tem este problema tem que fazer uma consulta.

(04:21:42) Lana: olá, boa tarde Dr. eu quase nao durmo, nao tenho sono nenhum se eu durmir 3 horas pra mim é o suficiente, isso é normal
(04:40:33) Dra. Lia Rita:Lana, se a pessoa fizer as fases do sono e no outro dia estiver bem, então não tem problema. Agora se ela ficar sonolenta é porque o sono esta sendo insuficiente.
(04:41:14) Dra. Lia Rita:Sobre dormir a tarde: Existe alguns trabalhos científicos que parece que este sono é bem vindo. Mas tem que dormir de 20 a 30 minutos para não interferir no sono a noite.

(04:26:18) Niva: É aconselhável para um sono mais agradável, repousar antes de ir para a cama?
(04:42:07) Dra. Lia Rita:Niva, pelo contrário. Tem que ir para a cama somente na hora em que for dormir. O ambiente do quarto tem que ser somente para dormir, sem televisão.

(04:26:23) Dora: Por que as pessoas têm diferentes necessidades de horas de sono? Como saber se as horas de que necessitam são "normais"?
(04:43:54) Dra. Lia Rita:Dora, além da genética, tem a idade. O idoso dorme de três a quatro horas. Tem a demanda de sono, aquele que se priva de sono tem que dormir mais no outro dia. O seu termômetro é se você está bem no outro dia. Temos dois instrumentos para saber se a pessoa é vespertina ou matutina chamado actívago. Deixamos 15 dias com este reloginho que é um marcador de movimento, tem um sensor que registra tudo.

(04:26:39) Olá: Doutora, eu faço exercícios à noite, mas quando vou dormir não fico com sono. Acho que é por causa dos exercícios que deixam meu corpo agitado por horas e horas... Porém não posso fazê-los em outro horário (como por exemplo de manhã)... Então, que posso fazer?
(04:45:27) Dra. Lia Rita:Olá, o exercício é benéfico para o sono, mas o horário tem que ser em média de três a quatro horas antes de ir dormir para dar um tempo para o organismo diminuir o estresse. A idéia é tentar conciliar. Fazendo os exercícios cada vez mais cedo, fora do quarto, de preferência ao ar livre e no máximo ao entardecer.

(04:54:10) Geovanna/UOL:

Lia Rita Bittencourt, especialista em medicina do sono, ao vivo no UOL (crédito: Eduardo Piagentini/UOL)

(04:30:13) Horário Deslocado: Boa noite Dra., como diz a musica do Chico: "tenho muito sono de manhã". Mas basta o sol cair pra eu ficar desperto. Isso me tras problemas no trabalho. Que dicas voce me daria para conseguir ter um ciclo de horarios mais coerente com os horarios comerciais?
(04:47:25) Dra. Lia Rita:Horário Deslocado, tem um distúrbio do sono que chamamos de atraso de fase e avanço de fase. O seu caso é o atraso de fase. Se você exerce atividade profissional que permita isso tudo bem, mas a maioria não pode. O que fazemos para resolver isso é tentar avançar o horário reduzindo a luz a tarde e colocar uma luz forme de manhã. Mas tem casos graves que temos que dar medicação.

(04:48:58) Dra. Lia Rita:Sobre medicamentos: Muitas vezes os medicamentos são mal indicados. Hoje está mais controlado. E nós temos que fugir ao máximo disso. Claro que há doenças em que precisamos indicar remédios como as narcolepsias. Tomar remédio para dormir somente em último caso e com orientação médica.

(04:37:24) zida: gostaria de saber se o sonambulismo tem cura
(04:51:16) Dra. Lia Rita:zida, o sonambulismo acontece com crianças. Na fase 3 e 4 do sono quando o cérebro tem forças para realizar atividades. E não tem problemas de acordar o sonâmbulo. Isto tende a desaparecer. Se acontece com adultos é preciso medicar de acordo com a frequência... Tem um outro tipo que é o distúrbio comportamental do REM que não é sonambulismo. Este problema pode até matar uma pessoa.

(04:39:31) deco: a noite mal dormida, se recupera na noite seguinte?
(04:52:32) Dra. Lia Rita:deco, este débito de sono sempre terá que ser debitado uma hora. Se uma pessoa ficar sem dormir, ao invés de deixar para dormir no domingo de manhã, é preferível dormir uma hora a mais todos os dias pois o sono noturmo é melhor.

(04:41:26) marcinha: E quando a gente dorme e quando a gente acorda parece que não dormiu nada.. acorda cansada. Qual poderia ser a causa?
(04:53:25) Dra. Lia Rita:marcinha, pode ser todos os disturbios, como narcolepsia, bruximo etc. Também tem uma síndrome em que os sonhos são tão vívidos que a pessoa não descansa.

(04:53:51) Marcelo Tas: O que fazer para conseguir uma boa noite de sono?
(04:55:13) Dra. Lia Rita:A primeira coisa é ter uma horário regular de sono, mantendo o seu padrão. Ter um ambiente do quarto propício ao sono. Não usar alimentos com cafeína ou álcool. Procurar ler fora do quarto. Se ficar sem sono, sair do quarto, não ficar brigando na cama para dormir. Fazer exercícios quatro horas antes de ir dormir. Se usar estas regrinhas não terá problema.

(05:00:30) Geovanna/UOL:

Lia Rita Bittencourt fala sobre distúrbios do sono com Marcelo Tas (crédito: Eduardo Piagentini/UOL)

(04:44:17) marcia: é verdade que o sono piora com a menopausa?
(04:56:02) Dra. Lia Rita:marcia, durante a idade fértil a progesterona favorece o sono. Quando chega a menopausa é o contrário. Hoje se a mulher puder usar a reposição hormonal, ela será bem vinda para o sono também.

(04:46:31) nana: antes de deitar tomo cerveja pra relaxar e sei q durante a madrugada vou perder o sono então coloco uma barrinha de doce no criado e qdo acordo como minha pressão baixa ai durmo e nem vejo tenho algum problema?
(04:57:45) Dra. Lia Rita:nana, isto tem problema, porque o álcool prejudica o sono. O ideal é tomar um chá claro, como erva-doce ou cidreira, ou leite. O álcool ajuda falsamente pois tira o período REM. Comer a noite favorece o refluxo e a apnéia. Então nada disso é bem vindo, tem que cortar.

(04:46:43) Cacau: o que acontece com o corpo após dias sem dormir direito? O corpo acostuma com essas poucas horas de sono?
(04:59:32) Dra. Lia Rita:Cacau, não acostuma. Tem um estudo americano que acompanhou dez pessoas dormindo menos e outras mais. Dormir menos engorda e faz mal a saúde. Durante as fases do sono 3 e 4 todas as células são renovadas e também se produz insulina. Crianças que dormem mal crescem menos. No adulto o hormônio de crescimento serve para rejuvenescer a pele.

(04:51:59) misa: Dra Lia . . .tenho 41 anos e tenho sempre sono no meio da manhã e logo após o almoço. Sei que tenho apnéia do sono severa pois já fiz uma polisonografia. Foi-me indicada a cirurgia do ronco a qual já adiei várias vezes ... qual é o índice ou o grau que devo checar na Polissonografia para realmente considerar a cirurgia como inevitável ?
(05:01:00) Dra. Lia Rita:misa, se tem a apnéia grave indicamos o uso do CPAP e não a cirurgia que estamos indicamos cada vez menos. Acho que no seu caso a cirurgia é contra-indicada.

(04:52:51) GUIDO: eu trabalho a noite e durmo de dia, isso pode acasionar alguma disturbio algum mal a saude??
(05:02:16) Dra. Lia Rita:Guido, nós somos programados para dormir a noite. 25% das pessoas que trabalham em turno não se adaptam e passam a ter hipertensão etc. Se adapta melhor aquele que é vespertino.

(04:53:02) Ítalo: Drª, eu falo muito durante a noite... Ás vezes me levanto, alguma explicação a respeito disso?
(05:03:46) Dra. Lia Rita:Ítalo, o falar isoladamente é o que chamamos de sonilóquio e não é um distúrbio de sono. Claro que isto não perturba o sono do outro. Se se levanta e se senta está mais para o sonambulismo. O falar pode acontecer em qualquer fase do sono e geralmente são frases incompreensíveis.

(05:12:24) Geovanna/UOL:

Lia Rita Bittencourt explica os distúrbios do sono no papo com Marcelo Tas (crédito: Eduardo Piagentini/UOL)

(04:53:24) Julio: Dra. Lia Rita, tenho problema de síndrome da perna inquieta, durante meu sono mexo muito as pernas e a cabeça fazendo com que eu acorde. Qual seria o tratamento?
(05:05:15) Dra. Lia Rita:Julio, além de perna inquieta pode ser braço também ou qualquer parte do corpo. Se isto fragmenta o sono e no outro dia a pessoa está cansada precisa ser investigado e fazer a polissonografia. Hoje em dia 11% das pessoas pode ter este problema. É preciso evitar exercícios físicos a noite e tem alguns remédios que causam isso.

(04:57:57) preto: Dra.Lia; Tenho 45 anos e atualmente durante a noite tenho sonhado muitas vezes e acordado muito durante a noite. Já tomei camomila, mulungu, faço yoga e não consigo ter uma noite relaxante. Amanheço sempre cansado. O que pode ser ? Já fui em alguns médicos e eles dizem que é stress. Como eu gostaria de ter um sono de adolescente novamente. Me dê umas dicas por favor. Obrigado
(05:06:57) Dra. Lia Rita:preto, tem que fazer uma avaliação completa com um especialista em sono para ver se tem uma causa. Lembrando que a insônia está muito associada a depressão e a ansiedade. Então é preciso fazer uma avaliação específica. O sono e o humor estão muito associados.

(05:00:50) lara: Moro em Natal, e desconheço médicos na minha cidade, especialistas em distúrbios do sono. Qual médico devo procurar? Psiquiatra, neurologista, ou outro?
(05:08:30) Dra. Lia Rita:lara, a área do sono é exercida por várias destas especialidades, desde pneumologistas, psiquiatras, otorrinos etc. Veja o site: www.sbsono.com.br onde encontrará todas as especialidades associadas aos problemas do sono.

(05:01:54) marisa_27: A cafeína realmente tira o sono? Pois comigo o que ocorre é engraçado, se beber café a noite eu durmo super bem, mas se tomar 1/2 copo de refrigerante a base de cola, ou guaraná não consigo dormir.
(05:09:26) Dra. Lia Rita:marisa_27, a cafeína dá insônia para quem não é acostumado. Mas há pessoas que o organismo se adapta e percebe menos. A água de melissa e valeriana, são fitoterápicos que ajudam a relaxar.

(05:04:59) thi99: dra. tomar um banho bem quente e demorado antes de dormir é bom ?
(05:10:35) Dra. Lia Rita:thi99, este é um hábito e vemos com frequência. Mas lembramos que o sono é favorecido pela baixa temperatura do corpo ou um ambiente mais frio.

(05:06:23) celso: o sono provoca enxaquecas? Ou a enxaqueca é provocada pelo sono?
(05:12:10) Dra. Lia Rita:celso, não. Existem várias doenças do sono que levam a pessoa a acordar com enxaquecas ou cefaléias. A enxaqueca por si só é uma doença neurológica e tende a acontecer durante o sono. Mas eu acredito mais que algum distúrbio do sono esteja por trás causando a enxaqueca.

(05:06:41) Luciana: comer antes de dormir pode causar pesadelos?
(05:12:32) Dra. Lia Rita:Luciana, a comida em excesso ou pesada pode causar o refluxo. Então comer muito a noite não é bem vindo.

(05:13:42) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Lia Rita Bittencourt e de todos os internautas. Até o próximo!