Topo

Cartilha ensina como prevenir acidentes com álcool em casa

da Redação*

20/08/2007 12h34

Mostrar para a população que usar álcool em atividades do dia-a-dia, como limpeza da casa ou para acender lareiras e churrasqueiras é perigoso, mesmo quando se usa álcool em gel. Esse é um dos objetivos da cartilha lançada pela Frente Nacional de Combate aos Acidentes com Álcool.

A cartilha traz orientações sobre como as pessoas podem prevenir acidentes com o produto, que pode, por exemplo, causar queimaduras graves.

Entre os produtos que podem substituir o álcool estão desinfetantes e outros produtos de limpeza e acendedores de churrasqueira. Segundo o presidente da Associação Paulista de Medicina, Jorge Carlos Curi, esses produtos são menos perigosos, particularmente quando se trata de queimaduras em crianças.

Jorge Curi afirma que o risco que se corre com o álcool não vale a pena. Ele explica que, apesar de ser muito usado para limpeza, nem sempre o álcool garante proteção contra bactérias.

De acordo com Curi, além de promover ações educativas, a Frente Nacional de Combate aos Acidentes com Álcool está trabalhando junto com a Frente Parlamentar de Saúde. O objetivo é criar um projeto de lei que proíba a utilização do produto, tanto líquido quanto em gel.

A frente é um movimento da sociedade civil, composto por organizações como a Associação Médica Brasileira (AMB), a Associação Paulista de Medicina (APM), a organização não-governamental Criança Segura, a Associação Pro-Teste e a Sociedade Brasileira de Queimaduras. De acordo com dados apresentados pela frente, a queimadura é a principal causa de seqüelas em crianças e adolescentes até 14 anos.

A cartilha pode ser encontrada na página eletrônica da AMB, no endereço www.amb.org.br, no link "campanhas".

*Com informações da Agência Brasil