Topo

Parque em São Paulo realiza 'viagem ao centro da pele'

da Redação

28/08/2007 15h16

O Parque do Ibirapuera vai sediar a primeira exposição interativa sobre saúde da pele organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia: "Dermatúnel - Uma viagem ao centro da pele". Cenários, recursos audiovisuais e tecnologia irão transmitir informações científicas sobre o tema, em linguagem simples.

A exposição é gratuita e estará aberta à visitação de escolas públicas e particulares e do público em geral, entre os dias 2 e 5 de setembro, das 10h00 às 17h00, na Bienal. A classificação indicativa é para pessoas acima de 12 anos.

O Dermatúnel funcionará paralelamente ao 62º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que acontece no mesmo período, também na Bienal.

A visita ao Dermatúnel começa com uma viagem ao centro da pele. Uma narrativa empolgante, somada a cenários e recursos de som e iluminação, faz com que o público sinta-se em uma nave espacial, que é injetada na pele após um processo de miniaturização. A partir daí os visitantes fazem um "passeio" entre as estruturas da pele, representadas por meio de imagens dinâmicas tridimensionais, projetadas em telões. As imagens são criadas por computação gráfica e fazem parte do Projeto Homem Virtual da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP.

Após aprender sobre a anatomia, função e importância da pele, os visitantes passam para os módulos seguintes, que apresentam informações didáticas a respeito de doenças, assim como orientações sobre prevenção e tratamento.

O Dermatúnel também aborda os cuidados necessários para manter a saúde e beleza da pele. Todos os módulos contam com o Homem Virtual, que ajuda na visualização e compreensão rápida dos temas da exposição. São eles: ciclo do pêlo e doenças que afetam os cabelos, acne, DST, hanseníase (conhecida antigamente como lepra), fotoproteção e câncer de pele, envelhecimento e hidratação da pele.


Dermatúnel: uma viagem ao centro da pele
Data:02 a 05 de setembro de 2007 (domingo a quarta-feira)
Horário: das 10h00 às 17h00
Local: Pavilhão Ciccillo Matarazzo - Bienal do Parque do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - acesso pelo portão 3
Informações para agendamento de visitas: (11) 3464-0721 - (11) 9774-3372 - e-mail: dermatunel@hotmail.com