Topo

Itália realiza primeiro transplante de pulmões para soropositivo

Da Ansa<br>Em Palermo

30/08/2007 18h56

Um transplante de pulmões a um portador do vírus da Aids foi realizado em Palermo, Itália, na primeira intervenção desse tipo no mundo.

O transplante foi feito por uma equipe liderada por Bruno Gridelli, diretor do Instituto Mediterrâneo para Terapia de Alta Especialização de Palermo. O paciente é um adulto que tinha insuficiência respiratória terminal devido à infecção com o vírus da Aids.

Até hoje, só haviam sido feitos transplantes de fígados, rins e pâncreas a doentes de Aids. "A intervenção de transplante pulmonar não apresentou problemas e o pós-operatório foi excelente. Este transplante confirma o ótimo nível da transplantologia em nosso país, graças ao trabalho comum de muitos profissionais da saúde", afirmou Gridelli.

"A possibilidade de serem realizados transplantes em soropositivos deriva de um novo tipo de medicamento muito eficaz para tratar da Aids", explicou o infectologista Paolo Grossi, coordenador de sua especialidade no Instituto e membro da Consulta Nacional de Transplantes.