Topo

Especialistas da AL e Caribe discutem no Rio plano sobre saúde pública

da Redação*

03/09/2007 12h22

Cerca de 70 representantes de países da América Latina e Caribe e de organizações não-governamentais vão analisar, de hoje (3) a quarta-feira (5), no Rio de Janeiro, a proposta de elaboração de um plano de ação global sobre saúde pública, inovação tecnológica e propriedade intelectual, apresentada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A estratégia busca ferramentas de incentivo à pesquisa para doenças que afetam desproporcionalmente países em desenvolvimento e também o acesso a medicamentos, vacinas e kits de diagnóstico.

Haverá discussões sobre temas como pesquisa e desenvolvimento tecnológico, capacidade de inovação, transferência de tecnologia, gestão da propriedade intelectual e implantação de mecanismos sustentáveis de financiamento.

O evento serve de preparação para o segundo encontro do Grupo de Trabalho Intergovernamental sobre Saúde Pública, Inovação e Propriedade Intelectual (IGWG, na sigla em inglês), que está previsto para ocorrer em novembro, em Genebra, na Suíça.

Entre os participantes do encontro do Rio, estão representantes dos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores dos países da América Latina e Caribe, além de observadores convidados de alguns países da África, do Oriente Médio e da Ásia, e representantes da OMS e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participará das discussões no segundo dia do encontro.

*Com informações da Agência Brasil