Topo

Antes de começar a festa, saiba como evitar a ressaca

Da Redação

31/12/2007 09h00

O melhor jeito de evitar a ressaca depois da festa de Réveillon é não exagerar na bebida, por mais que o conselho seja desanimador. Mas, se vencer tentações não é exatamente seu forte, vale a pena tomar alguns cuidados para evitar que o martírio faça você começar o ano com aquela dor de cabeça insuportável, enjôo, fraqueza e boca seca.

O álcool em excesso inibe o hormônio antidiurético natural do organismo, o que intensifica a perda de água. Estima-se que cerca de 250 mililitros de bebida alcoólica fazem o corpo perder de 800 a 1000 mililitros de líquido. Como a urina expele sais minerais como o sódio e o potássio, surgem sintomas como cefaléia, fadiga e náusea.

No estômago, o efeito é o aumento da secreção ácida, aliado à diminuição das defesas contra o ácido clorídrico. É por isso que ingerir aspirina depois de uma bebedeira pode não ser uma boa idéia. "O ácido acetilsalicílico pode agravar lesões gástricas e erosões na mucosa, como gastrites e úlceras", avisa o gastroenterologista Edison Roberto Parise, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele também explica que o paracetamol (conhecido comercialmente como Tylenol) não deve ser usado em altas doses, pois sensibilizado pelo álcool pode gerar uma hepatite medicamentosa.

E aquela história de ingerir "um Engov antes e outro depois", ajuda a prevenir a ressaca? Segundo o médico, não. "Não há medicamentos que possam prevenir a lesão do álcool sobre o fígado; os hepatoprotetores vendidos por aí não têm esse efeito", diz. Já no caso de quem sofre de azia e gastrite, os antiácidos podem melhorar os sintomas.

Antes de colocar o espumante no freezer, lembre-se das seguintes recomendações:

- procure alimentar-se bem antes e durante o consumo de bebida alcoólica;
- intercale a ingestão de álcool com água, sucos ou refrigerantes;
- o cafezinho amargo, apesar da crença popular, pode piorar o quadro de desidratação, por ser diurético;
- nem sonhe em dirigir após a comemoração;
- se você toma medicamentos ou está grávida, não beba;
- se você exagerar, evite alimentos muito condimentados e gordurosos e beba muito líquido no dia seguinte para amenizar os sintomas da ressaca.