Topo

Descoberta italiana pode melhorar diagnóstico de câncer de mama

Da Ansa<br>Em Roma

04/01/2008 17h40

Um estudo italiano descobriu a ação de uma proteína que funciona como "guarda-costas" de um dos principais agentes anticâncer do corpo humano. Segundo os pesquisadores, a aplicação desta descoberta em casos de câncer de mama permitiria melhorar a avaliação da gravidade da doença e pode levar ao desenvolvimento de novos métodos de tratamento.

Segundo a pesquisa, publicada pela revista britânica "Nature", a proteína NUMB, cuja ação já era conhecida em tumores menos agressivos, é capaz de atuar contra o crescimento do câncer de mama ao funcionar como "ajudante" de um dos principais atores anticâncer, a proteína p53.

Sem a NUMB, a p53 deixa de funcionar e as conseqüências podem ser sérias: o tumor tem um prognóstico menos favorável e é resistente à quimioterapia.

"Com NUMB, temos à disposição um novo biomarcador para utilizar como indicador de prognóstico do câncer. E um novo 'circuito' molecular a modular do ponto de vista farmacológico para restaurar as condições de normalidade", explica Pier Paolo Di Fiore, Diretor Científico da Fundação Instituto FIRC de Oncologia Molecular de Milão e responsável pelo estudo.

O emprego de NUMB como indicador no diagnóstico já seria possível de imediato: bastaria avaliar a sua quantidade em um tecido retirado do paciente.