Topo

Dengue hemorrágica aumenta 7.275% em sete anos no Ceará, diz jornal

Da Redação<br>Em São Paulo <br/>

14/01/2008 16h49

O número de casos de dengue hemorrágica no Estado do Ceará em 2007 chegou a 295, aumento de 7.275% com relação a 2000, quando apenas quatro ocorrências foram registrados, de acordo com o jornal "O Povo". Os dados são do Boletim Semanal da Dengue, da Secretaria Estadual da Saúde do Estado.

Apesar disso, o total de casos foi menor do que em 2006. A dengue hemorrágica é a forma mais grave da doença, podendo levar à morte. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O objetivo da pasta é que essa proporção seja reduzida a menos de 1%.

"Quando a dengue chegou ao Ceará, havia um caso de dengue hemorrágica para cada 3 mil de dengue clássica. Ao longo do tempo, esse número passou de um para cada 100 casos. Isso ocorre no mundo todo", disse ao jornal o infectologista Afonso Bezerra, do Hospital São José.

Uma das causas seria o fato de que, após a infecção, as pessoas ficam imunizadas ao tipo de dengue que tiveram, mas sensíveis a outro tipos - e o Ceará registrou 164,5 mil casos da doença nos últimos sete anos.