Topo

Mortes e suspeita de meningite provocam protesto em Búzios

Tomás Baggio<br>Folha dos Lagos, JB Online

15/01/2008 19h37

As duas mortes sob suspeita de meningite em Armação dos Búzios provocaram a manifestação de moradores, na tarde desta terça-feira, no centro da cidade. Os manifestantes se concentraram em frente à prefeitura e pediram providências às autoridades municipais. Depois, foram para a Orla Bardot e caminharam em direção a Praia dos Ossos, onde fica a casa da família de uma das vítimas.

Os manifestantes levavam faixas de protesto contra o prefeito Antônio Carlos Pereira da Cunha, o Toninho Branco (PMDB). Ontem, na sede da prefeitura, manifestantes também picharam o muro da sede do governo com frases ofensivas ao prefeito.

Quatro casos suspeitos já foram registrados em Búzios, mas apenas um foi confirmado como meningite: o da adolescente Rosilene Domingos dos Santos, de 14 anos, que morreu no domingo no hospital Rodolfo Perissé. No mesmo dia, morreu Luciano da Costa Silva, de 18 anos, com características de meningite. No entanto, o laudo oficial sairá somente em 30 dias, de acordo com informações da secretaria de Saúde.

Na casa da mãe de Luciano, o clima é de revolta. Ontem, após a manifestação, a vendedora Cirlene Gavina da Costa, de 46 anos, se juntou a outros parentes para receber jornalistas e contar os detalhes da morte do filho. Ela disse que Luciano foi vítima de negligência médica.

- O Luciano estava ardendo em febre, mas a médica Andréia Betran disse que precisava do leito para atender outra pessoa e deu alta pro meu filho. Foi ela que me disse, ninguém me contou. O prefeito me garantiu que vai demitir essa mulher hoje - indignou-se Cirlene.

Luciano deu entrada no Hospital Rodolfo Perissé no domingo à 1h25, sendo liberado na mesma madrugada. No fim da tarde de domingo, o estado dele se agravou, e Luciano foi levado novamente à unidade médica, onde morreu às 22h25.

- Eu já estava vendo que meu filho ia morrer. Ele estava muito ruim, gritando "socorro", e ninguém fez nada, porque não tinha vaga no hospital. Nem mesmo uma máscara de oxigênio deram para ele. Tentamos de todas as formas transferí-lo mas não foi possível - contou a mãe emocionada.

Na casa de Cirlene, um enfermeiro da secretaria de Saúde buziana fez o cadastro de parentes e amigos que tiveram contatos com Luciano nos últimos dias, para que fiquem em observação.

Uma equipe da secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil esteve em Búzios para investigar os casos. Os técnicos levaram medicamentos para prevenção da meningite, que serão ministrados às pessoas que tiveram contato com os doentes.

Os outros dois pacientes com suspeita de meningite continuam internados no Rio de Janeiro. Shirley da Conceição de Souza, de 18 anos, está no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), do Hospital São Sebastião, no Caju, e a turista curitibana Rita de Castro Montenegro, de 46, está no Hospital Ordem Terceira do Carmo, na Tijuca.