Topo

Nasa divulga primeiras imagens de Mercúrio feitas pela sonda Messenger

Da Redação*

16/01/2008 14h04

A Nasa divulgou, nesta quarta-feira, as primeiras imagens colhidas pela sonda Messenger a cerca de 27 mil quilômetros de Mercúrio. O equipamento é o primeiro a fazer uma visita de prospecção ao planeta em quase 30 anos.

Após uma longa viagem de mais de três anos, a Messenger ("Mercury Surface, Space Environment, Geochemistry and Ranging") começou a transmitir informações que devem ajudar cientistas a esclarecer dúvidas sobre o sistema solar.

Esta é a primeira de três aproximações da sonda ao pequeno planeta, durante as quais chegará a estar cerca de 200 quilômetros de sua superfície coberta de crateras e rochas, indicou a agência espacial. Depois delas, a Messenger entrará em uma órbita permanente em torno do planeta mais próximo ao sol.

Medições

Durante as manobras de aproximação, suas câmeras e avançados instrumentos devem recolher informações e capturar mais de 1.200 imagens em primeiro plano do planeta.

Tratam-se das primeiras observações diretas desde que a sonda Mariner 10 da Nasa realizou uma terceira e última aproximação, em 16 de março de 1975, na qual só pôde transmitir informação sobre um lado de Mercúrio.

*Com informações da agência Efe