Topo

Confirmada em Goiás 11ª morte por febre amarela no país

Da Redação

31/01/2008 19h18

O secretário da Saúde do Estado de Goiás, Cairo de Freitas, confirmou nesta quinta-feira mais uma morte por febre amarela em Goiás. Como todas as mortes no país até agora foram registradas apenas neste Estado, o número de mortos chega a 11.

Trata-se do garimpeiro S.P.A, de 53 anos, que residia no município de Crixás, na região Norte do Estado. Segundo a secretaria, ele se recusou a tomar a vacina contra a febre amarela quando foi procurado pela equipe volante de saúde. No dia 21 de janeiro, começou a apresentar os sintomas característicos da doença e morreu no dia 25, no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia. O garimpeiro, natural da Bahia, mudou-se para Goiás em 1997 e atualmente trabalhava no garimpo das Lavras.

Goiás registrou 16 casos confirmados de febre amarela este ano, sendo que 11 pessoas morreram e cinco foram tratadas. Onze casos ainda estão em investigação. As notificações são feitas de acordo com o local em que a vítima contraiu a doença, ainda que tenha sido hospitalizada em outro Estado.

Técnicos do Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), devem divulgar nesta sexta-feira os trabalhos realizados na mata do Campus II da Universidade Federal de Goiás, depois que foi confirmada a morte de um vigia no local devido à febre amarela.

De acordo com o Ministério da Saúde, 20 casos da doença foram notificados no país desde dezembro. Outros sete casos suspeitos estão sendo investigados --com cinco mortes. Outros 21 casos foram descartados.
Mais
Morre paulista com suspeita de febre amarela vacinal