Topo

ONG oferece informações para instalar aquecimento solar em casa

Página 3 Pedagogia & Comunicação<br>Especial para o UOL Ciência e Saúde

03/02/2008 08h10

A organização não-governamental (ONG) Sociedade do Sol oferece, em seu site, download com informações para fazer o sistema de aquecimento solar em casa, com materiais simples e de baixo custo.

Coletor, caixa d'água, tubulações e dimmer (que controla a temperatura da água), entre outros itens, podem ser adquiridos em locais indicados no site e têm custo final em torno de R$ 320.

Com capacidade de aquecimento de 200 litros de água, o aparelho atende ao banho quente para uma família de quatro a seis pessoas. Sua manutenção precisa ser feita a cada 10 a 15 anos, com troca da placa que absorve a luz solar.

A ONG oferece apoio técnico gratuitamente. Como o aquecimento é diário e o aparelho depende de claridade e sol para esquentar a água, o chuveiro elétrico deve ser utilizado nos dias nublados, em que a água não ficará muito quente.

Um aquecedor solar tradicional custa cerca de R$ 3.000,00 (dados de setembro de 2007), incluindo-se a instalação. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, o chuveiro elétrico representa cerca de 30% da conta paga pelos consumidores. Com a economia que seria feita com o aquecedor solar, estima-se que o investimento se pague em dois anos.
Mais
Lei que exige aquecimento solar em São Paulo gera polêmica