Topo

Entidade defende difusão da vasectomia como forma de planejamento familiar

Da Agência Brasil

04/02/2008 16h33

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, José Carlos de Almeida, defendeu, em entrevista à Agência Brasil, a disseminação da vasectomia em todo o país, como forma de planejamento familiar. O assunto teria sido abordado no final do mês passado, por representantes da entidade, em reunião com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

José Carlos de Almeida lembrou que em 1970 a população brasileira somava 90 milhões de pessoas. Hoje, esse número mais que duplicou. Nesse sentido, afirmou que "o planejamento familiar do governo é fundamental para que haja uma programação. Para que esse país possa realmente organizar certos setores, que sem um planejamento familiar é impossível fazer".

Entre todas as estratégias do programa de planejamento familiar, Almeida assegurou que a vasectomia surge como um item muito importante, integrando o rol de procedimentos da urologia.

"Nós temos que sensibilizar a população, mostrando que o método da vasectomia em homens acima de 25 anos, com dois filhos ou mais, está dentro da portaria do governo. E ele pode fazer um procedimento anticoncepcional barato, relativamente simples, pouco traumático, que não vai gerar nenhum transtorno para o organismo desse indivíduo".

O presidente da SBU frisou, também, que "qualquer vasectomia pode ser revertida". Ele admitiu, porém, que após cinco anos de vasectomizado, o organismo pode criar anticorpos contra o espermatozóide daquele indivíduo. Então, a chance de sucesso na fertilidade vai depender da parte imunológica do homem.

José Carlos de Almeida informou, ainda, que a vasectomia feita pelo Sistema Único de Saúde faz parte do projeto de um programa amplo de planejamento familiar.