Topo

População estava desinformada sobre a dengue, diz diretor-geral da Defesa Civil do RJ

Da Redação<br>Em São Paulo

24/03/2008 16h49

O coronel Djalma Souza Filho, diretor-geral da Defesa Civil estadual do Rio, disse que o Estado "está vivenciando uma crise que está sendo classificada como epidemia", e que a falta de conhecimento da população sobre a doença chamou a atenção da Defesa Civil durante os trabalhos de combate do mosquito de dengue. "A gente chegava em algumas residências e encontrava as condições favoráveis à proliferação do mosquito. Vasilhames sem tampa, uma falta de informação muito grande", disse ele em entrevista ao UOL.



De acordo com Souza Filho, com a divulgação pela imprensa da gravidade da situação, a população está começando a reagir. "Essa falta de percepção no Rio de Janeiro contribui para que a população descuidasse um pouco das medidas básicas para a contenção do avanço do mosquito na capital", apontou.

Os casos de dengue no Estado do Rio de Janeiro sobem a cada dia e já alcançam a casa dos 30 mil, com 48 mortes confirmadas. Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Victor Berbara, o número de casos e de mortes pode subir.
MAIS CASOS E MORTES
LEIA MAIS
MINISTRO ANUNCIA MEDIDAS
RIO TERÁ "CARTÃO-DENGUE"
Questionado se as autoridades de saúde também descuidaram desses cuidados básicos, o diretor-geral da Defesa Civil estadual do Rio desconversou. "Eu não sou a pessoa habilitada para lhe dizer que o órgão de saúde também foi descuidado nesse aspecto. A verdade é que é um somatório de procedimentos mal adequados para esse caso e que, por conta disso, estamos tendo a proliferação do mosquito dessa forma", disse.

A Defesa Civil do Rio disponibilizou o telefone 0800-6000-424 para orientar a população sobre a epidemia de dengue que atinge o Estado.