Topo

Filas em hospitais ainda são motivo de queixas de pessoas com suspeita de dengue

Da Agência Brasil<br>No Rio

25/03/2008 16h00

Um dia depois da primeira reunião do gabinete de crise, instalado pelo Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, a espera nas filas dos hospitais da rede pública ainda é o principal motivo de reclamações de quem busca atendimento com suspeita de dengue.

Na manhã desta terça-feira, a empregada doméstica Maria das Vitórias Ribeiro aguardava há quase duas horas na emergência do Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro da cidade. Com dores de cabeça e pelo corpo e febre alta há dois dias, ela disse temer a evolução do quadro.

"Alguns vizinhos meus já morreram com dengue e eu estou com medo de também estar doente. É horrível ter que esperar nesse estado. Nem consigo ficar em pé por muito tempo", contou.

Na porta do mesmo hospital, um grupo de colegas de trabalho se reuniu, também na manhã de hoje, para caminhar até a sede do Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti (Hemorio), e doar sangue. A auxiliar de almoxarifado Mirtes do Amaral, responsável pela mobilização o grupo, disse que um vizinho morreu na semana passada, vítima da dengue porque não recebeu as plaquetas a tempo.

"Qualquer um pode ser picado, por isso é importante que nos sintamos responsáveis pelo que está ao nosso alcance. Todo mundo deveria se mobilizar para doar também. Num momento com este, trata-se de um ato de cidadania", disse ela.

Segundo a direção do Hemorio, o instituto está operando com baixa no estoque de plaquetas, devido ao aumento de 30% registrado no último mês na demanda de sangue para atender aos casos de dengue no estado. A plaqueta é um dos componentes sanguíneos necessários nas transfusões para compensar a perda sofrida pelos pacientes, principalmente naqueles em que a doença se manifesta de forma hemorrágica.

O instituto iniciou uma campanha para receber sangue. Os doadores devem ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar em bom estado de saúde e apresentar a carteira de identidade original, com foto. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h. A população pode obter outras informações e esclarecer dúvidas pelo Disque Sangue (08002820708).

A Secretaria Municipal de Saúde informou que os hospitais de sua rede costumam funcionar, o ano todo, com emergências além da capacidade de atendimento e que, com o aumento da procura em função dos casos de dengue, os pacientes com suspeita da doença estão sendo priorizados. A secretaria também informou que 250 leitos foram disponibilizados exclusivamente para o tratamento de pacientes com dengue.