Topo

Governo do Rio decreta situação de emergência nas áreas afetadas pela dengue

Da Agência Brasil

27/03/2008 16h48

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, decretou situação de emergência nas áreas afetadas pela dengue no Estado. O decreto autoriza os agentes da Defesa Civil e os funcionários designados para o combate à doença a entrar em residências "a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo sem o consentimento do morador".

A medida tem vigência por 90 dias, podendo ser prorrogada a 180 dias. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro na última terça-feira (25).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, houve 54 mortes este ano no Rio de Janeiro em conseqüência da dengue. Desses, 27 eram crianças ou adolescentes de 2 a 13 anos de idade.

Do total oficial, 20 foram mortes por dengue hemorrágica; 31 ocorreram na capital e 17 na Baixada Fluminense. Sete foram registradas em Duque de Caxias, município com o segundo maior número de mortes. Os demais casos ocorreram nos seguintes municípios: Miguel Pereira (1), Campos dos Goytacazes (3), São João de Meriti (3), Paracambi (3), Nova Iguaçu (3), São Gonçalo (1), Angra dos Reis (1) e Belford Roxo (1).