Topo

Temporão quer suspensão de propaganda de remédios com paracetamol

Juliana Castro<br>Do Rio de Janeiro

04/04/2008 14h15

Durante a inauguração de mais uma tenda de hidratação para combate à dengue, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou que vai pedir à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que suspenda a propaganda de medicamentos à base de paracetamol.

"Não se trata da proibição do uso. Eu estou preocupado com a propaganda desse medicamento na mídia".

O paracetamol é usado como analgésico para tratar sintomas como dor e febre, comuns em casos de gripe. Diante da epidemia de dengue no Rio, o medicamento vem sendo indicado para tratar as manifestações da doença, que tem seus sintomas agravados com outros remédios, que aumentam o risco de sangramento, como os que contêm ácido acetilsalicílico. Porém, pesquisas indicam que o uso abusivo de medicamentos com paracetamol podem causar disfunção hepática.

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou nesta sexta-feira que cerca de 4.200 jovens que atuaram nos Jogos Pan-Americanos serão treinados para atuar no combate à dengue.

"Não vamos esperar 2009 chegar para acontecer outra crise. Além de auxiliar no combate à epidemia atual, os agentes cívicos do Pan vão trabalhar na prevenção de novas epidemias", disse Cabral. Leia mais
AGENTES DO PAN
ESPECIAL DENGUE
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, também presente no evento, voltou a dizer que vai usar os guias cívicos que trabalharam nos Jogos Panamericanos no combate à dengue. No longo prazo, ele pretende contratar, por meio de concurso público, mais 3.500 soldados-bombeiros voltados para a Defesa Civil do Estado.

Nesta sexta-feira, serão inauguradas mais duas tendas de hidratação: uma em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, e uma em Angra dos Reis. Ao todo, serão sete tendas no Estado e três hospitais de campanha. "Estamos no pico da epidemia e é evidente que nas próximas semanas ainda teremos muita demanda", ressaltou Temporão.