Topo

Porto Alegre apura primeiro caso de dengue da história

Léo Gerchmann<br>De Porto Alegre, especial para o UOL

15/04/2008 18h36

O município de Porto Alegre terá confirmada ou não até amanhã a hipótese estabelecida em 98% de que a cidade apresenta, pela primeira vez na história, um caso de dengue contraído dentro dos seus limites.

Já houve casos de pessoas com dengue na capital gaúcha, mas que trouxeram a moléstia de outros locais, normalmente de outros Estados.

O caso, indentificado pela Vigilância Sanitária, é de uma mulher residente no bairro Aberta dos Morros, zona sul da cidade.

O Lacen (Laboratório Central do Estado) confirmou a contaminação e verificou a existência do Aedes Aegypti no bairro Menino Deus, onde a mulher trabalha. Ontem, mesmo, iniciou-se a eliminação dos focos no local.

A mulher fez, neste ano, apenas uma viagem, para Santa Cruz do Sul (interior do RS, a 150 km de Porto Alegre).

O risco de o exame gaúcho estar errado, de 2%, é levado em consideração. Por isso, uma contraprova, feita pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, confirmará ou não o caso. Tratada, a paciente até já voltou a trabalhar.

O veterinário Luiz Felipe Kunz, do Núcleo de Vigilância em Roedores e Vetores da Secretaria Municipal da Saúde, disse que já houve outros dois casos de forte suspeita não confirmados pelo laboratório paulistano. Apenas em um deles, foi constatada, como agora, a presença do mosquito. "Se for confirmado o caso nas próximas horas, será o primeiro caso contraído em Porto Alegre na história", afirmou o veterinário.