Topo

Mercúrio migra dos rios para a terra

Henry Fountain<br>The New York Times

05/05/2008 17h35

A contaminação por mercúrio pode ser um enorme problema em rios, enquanto caminha pela cadeia alimentar acumulando-se nos principais predadores. Mas o que acontece nos rios permanece nos rios, ou nas criaturas que se alimentam nele - insetos aquáticos, peixes e pássaros comedores de peixes.

No South River na Virginia, no entanto, o mercúrio está migrando do rio para a margem, de acordo com um estudo de Daniel A. Cristol e colegas da College of William and Mary. Eles descobriram que algumas espécies de pássaros não-aquáticos que não se alimentam de peixes, mas procriam numa área de até 50 metros de distância do rio, possuem altos níveis de mercúrio no sangue.

O South River, um afluente do Shenandoah, foi fortemente contaminado com sulfato de mercúrio por uma fábrica da DuPont de 1930 a 1950. É notório há muito tempo que peixes e pássaros aquáticos do rio estavam contaminados. Mas a maioria das 13 espécies de pássaros terrestres testadas exibia níveis de mercúrio similares ou maiores do que as espécies aquáticas.

Os pesquisadores dizem que as maiores responsáveis são as aranhas, que em alguns correspondem a 30% da dieta dos pássaros e possuem altos níveis de mercúrio. As aranhas obtêm mercúrio de suas presas, sendo elas insetos aquáticos contaminados ou insetos terrestres que se desenvolvem em áreas contaminadas por alagamentos.