Topo

Conferência Nacional do Meio Ambiente debate mudanças no clima

Da Redação

06/05/2008 20h43

Começa nesta quarta-feira, em Brasília, o III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), um dabate inédito entre governo e 44 entidades representativas da sociedade civil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, farão a abertura oficial da Conferência às 19h. A III CNMA reunirá cerca de duas mil pessoas, entre delegados de todos os Estados e convidados de 40 países.

As propostas aprovadas durante a Conferência serão entregues ao comitê interministerial para ajudar na formulação da Política e do Plano Nacional sobre Mudança do Clima.

"Discutir esse tema é um grande desafio, já que há um conjunto variado de interesses, mas a idéia é fazer da conferência um instrumento de representatividade", afirma a secretária nacional de mudança climática e qualidade ambiental Thelma Krug.

A conferência foi precedida por encontros locais (municipais, regionais, estaduais e do Distrito Federal), etapa que foi concluída em abril e mobilizou mais de 100 mil pessoas, em 751 conferências.

Segundo o Minsitério do Meio Ambiente, a III CNMA recebeu mais de 5.000 mil propostas das conferências estaduais, envolvendo temas como aquecimento global, exploração predatória dos ativos florestais, preservação da biodiversidade agropecuária, energia, resíduos e desenvolvimento tecnológico, entre outros.