Topo

Ministro descarta criação de vacina contra dengue nos próximos cinco anos

Adriana Brendler<br>Da Agência Brasil

06/05/2008 23h59

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, descartou a possibilidade de criação de uma vacina contra a dengue nos próximos cinco a dez anos no país.

Segundo ele, vários grupos de pesquisadores de instituições como a Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), e também de empresas vêm trabalhando no desenvolvimento da vacina, mas ainda não há perspectivas de resultados imediatos.

"Não teremos vacinas no próximos cinco a dez anos", reforçou o ministro. Segundo Temporão, "a vacina é complexa porque tem que proteger dos quatro sorotipos ao mesmo tempo. Ou seja, você tem que ter numa única vacina quatro antígenos. Eles têm que se integrar, ter estabilidade e dar uma reposta imunológica importante. Por isso, é tão complicado", explicou."

Para ele, a inviabilidade da vacina a curto prazo mostra que, em vez de acreditar em "fantasias", é preciso de trabalhar cada vez mais para reduzir a infestação pelo mosquito Aedes aegypti.

Para o ministro, três dimensões precisam ser contemplados para combater a dengue. A primeira delas está ligada a questões estruturais das cidades que inviabilizam a atuação adequada do cidadão, como a falta de gestão do lixo e de abastecimento de água.

Segundo ele, há no país 18 milhões de pessoas sem água encanada vivendo em áreas urbanas e mesmo onde existe abastecimento. A situação acaba forçando-as a acumular água em recipientes e reservatórios, que correm o risco de se tornarem criadouros de mosquitos.

Além disso, mais de 63% dos municípios brasileiros mantém lixões que favorecem o acúmulo de água em meio aos entulhos e detritos. "É preciso ações coordenadas numa política intersetorial que enfrente a questão do lixo e da oferta irregular de água", defendeu.

Em segundo lugar, o ministro apontou a educação, conscientização e mobilização de todos em ações mensais nos municípios para detectar focos potenciais de proliferação do mosquito e limpar a cidade.

Por último, Temporão apontou o papel do sistema de saúde. "Se tudo falhar e a doença chegar, o sistema de saúde tem que dar conta estar organizado adequadamente, com uma rede de atenção primária forte, para evitar o óbito".

O ministro participou hoje (6) de uma audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados sobre o surto de dengue no país.

Temporão informou também que o Ministério da Saúde está fazendo um levantamento para ver quais grupos estão com pesquisas mais avançadas sobre a vacina contra a dengue. O governo, adiantou o ministro, pretende apoiar aquelas instituições que estiverem na dianteira desse processo.