Topo

RN deve decretar estado de emergência por causa da dengue nesta sexta-feira

Da Redação

08/05/2008 19h30

O governo do Rio Grande do Norte informou, nesta sexta-feira, que irá decretar estado de emergência no Estado devido ao aumento no número de casos de dengue. Este ano, até o dia 3 de maio, foram notificados quase 20 mil casos, contra pouco mais de 5.000 relativos ao mesmo período do ano anterior.

Dos 690 suspeitos de dengue hemorrágica registrados este ano, 78 foram confirmados até agora. Segundo levantamento, 41 pessoas teriam morrido por causa da doença, mas apenas dois casos receberam confirmação até agora. Uma consultora em epidemiologia do Ministério da Saúde foi enviada ao Estado para ajudar nas análises.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde Pública do RN, a medida, que será publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial do Estado, foi anunciada pela governadora Wilma de Faria (PSB) para permitir a contratação de serviços e insumos para atender melhor a população. Os dois principais hospitais de referência no tratamento de doenças infecciosas, o Hospital Maria Alice Fernandes e o Giselda Trigueiro, estão lotados.

Na segunda-feira, a governadora espera reunir-se com prefeitos dos 167 municípios para saber das dificuldades enfrentadas e buscar soluções conjuntas.