Topo

The New York Times: Ginástica olímpica também provoca contusões

Eric Nagourney<br>The New York Times

16/05/2008 19h26

Não são só duplos mortais e piruetas. Na ginástica olímpica, há também contusões, deslocamentos e fraturas.

Novos estudos demonstram que a ginástica olímpica pode custar caro demais para o corpo dos jovens atletas.

"Descobrimos que a ginástica olímpica tem um dos mais altos índices de lesões entre todos os esportes", disse uma das pesquisadoras, Lara B. McKenzie do Nationwide Children's Hospital em Ohio.

Os pesquisadores afirmaram na edição atual do Pediatrics que houve mais de 25mil lesões a cada ano nos Estados Unidos, apesar desse índice estar diminuindo. O autor responsável pelo estudo é Shubha Singh, da Ohio State University.

Os pesquisadores observaram lesões envolvendo crianças de 6 a 17 anos por um período de 16 anos. Eles descobriram que a maioria das lesões ocorreu nas extremidades superiores do corpo, logo em seguida estão as lesões nas extremidades inferiores e a região da cabeça e do pescoço.

Não se sabe ao certo quais movimentos estavam sendo realizados quando as crianças sofreram as lesões, mas os culpados mais comuns foram parada de mão, flips e estrelinha. O espacato, por mais dolorosos que pareça, não causou muitos acidentes.

Um problema, disseram os pesquisadores, é que ao contrário de jogadores de futebol, as ginastas não são ensinadas a cair adequadamente. Eles alertaram para a criação de regras para ginastas, técnicos e observadores.